Há cada vez mais estudantes com necessidades educativas especiais no Ensino Superior, resultado de uma educação cada vez mais inclusiva nos Ensinos Básico e Secundário. Neste contexto, no dia 10 de novembro, realizou-se na Universidade do Algarve uma ação de (in)formação sobre alunos surdos, que contou com a participação de várias dezenas de professores da UAlg.
“Neste ano letivo, ingressaram na UAlg vários estudantes surdos”, afirma a academia algarvia em comunicado, acrescentando que “tendo em conta a necessidade de as Instituições de Ensino Superior acompanhem esta realidade e criem condições para uma cada vez maior e melhor inclusão, estes estudantes contam com o apoio de intérpretes de língua gestual portuguesa nas salas de aulas, contratados pela UAlg”.
Esta sessão, organizada pelo Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (GAENEE), contou com as intervenções do vice-reitor da UAlg, Saúl de Jesus, da coordenadora do GAENEE, Helena Martins, do professor de Educação Especial, Humberto Viegas, e da Intérprete de Língua Gestual Portuguesa, Inês Teixeira
Na UAlg, o GAENEE foi criado em 2013, tendo sido identificados, desde então, vários estudantes com necessidades educativas especiais (NEE). Só neste ano letivo (2021/22) foram já identificados 99 estudantes, aos quais foi atribuído o estatuto de estudante com NEE.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 19% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 700 estudantes.
Com 42 anos de existência, aparece pela quarta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2021, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.