A Universidade do Algarve anunciou esta terça-feira que disponibiliza 1616 vagas para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2023, ou seja, mais 81 do que no presente ano letivo anterior (2022/23).
Tendo em vista promover a equidade e as oportunidades de mobilidade social, pela primeira vez será disponibilizado um contingente prioritário para estudantes carenciados economicamente, que conta com a adesão da UAlg na fase piloto de implementação, com 2% de vagas para cada ciclo de estudos (ou 2 vagas) para candidatos beneficiários de escalão A de ação social escolar.
Bolsas de Incentivo durante toda a licenciatura
A UAlg disponibiliza, assim, 45 cursos de licenciatura e um mestrado integrado. Para o ano letivo de 2023/2024, a UAlg oferece, à semelhança de 2022/2023 bolsas de incentivo, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, para os alunos que ingressem no Ensino Superior. Estas bolsas traduzem-se num apoio financeiro anual no valor da propina, e são renovadas anualmente até ao limite do número de anos do curso, desde que o aluno obtenha aproveitamento.
Início de atividade letiva praticamente em simultâneo para todos os novos estudantes
A principal novidade para o próximo ano letivo é a antecipação de todo o calendário de colocações do concurso nacional de acesso, garantindo um período mínimo de 15 dias de intervalo entre a colocação da 1.ª fase e o início da atividade letiva (atualmente inexistente) e as colocações de todos os estudantes colocados pelo CNA durante o mês de setembro.
Deste modo, refere comunicado da Direção-Geral de Ensino Superior, “garante-se o início de atividade letiva praticamente em simultâneo para todos os novos estudantes, evitando a perda de cerca de 3 semanas de aulas para estudantes colocados na 2. ª fase e cerca de 6 semanas de aulas para estudantes colocados na 3.ª fase”.
Bolsa de excelência para os melhores alunos
Todos os alunos que ingressem na Universidade do Algarve (UAlg) em primeira opção, com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores, irão ter bolsa de excelência. Atribuídas aos melhores alunos de cada curso de licenciatura e mestrado integrado, que se matriculam no 1.º ano, pela primeira vez, as bolsas pagam integralmente o valor da propina no ano letivo 2023/2024. O valor da propina mantém-se nos 697,00 euros, que podem ser liquidados em dez prestações mensais.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Exatas e Naturais; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
O prazo normal para a apresentação da candidatura à primeira fase decorre de 24 de julho a 7 de agosto. Já a matrícula e inscrição nas instituições de ensino superior dos candidatos colocados na 1.ª fase do concurso nacional realiza-se de 28 a 30 de agosto.
Recorde-se que no ano passado a taxa de colocação da UAlg na 1.ª fase foi de 97% e que o número de candidatos 1.ª opção foi de 1717.
Os alunos que pretendam ingressar na Universidade do Algarve poderão consultar quais os cursos disponíveis em https://www.ualg.pt/oferta-formativa
A candidatura deve ser apresentada online em http://www.dges.gov.pt
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 10 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 90 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 43 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.