A Universidade do Algarve (UAlg) assinala a abertura do Ano Académico 2023/24 com o concerto “Ao Som dos Trompetes”, pela Orquestra do Algarve, que se realiza no dia 5 de outubro, às 18:00, no Campus da Penha, espaço exterior do UALG TEC CAMPUS.
“Não um, mas dois solistas de trompete”. É desta forma que a Orquestra do Algarve celebra este instrumento único e tão antigo, acompanhado pela sonoridade envolvente das cordas.
Este concerto acontece em formação camerata, com a direção musical do concertino – líder dos primeiros violinos – complementada, é claro, pela qualidade e instinto dos músicos da Orquestra do Algarve.
Destaque para a parceria entre João Mogo, trompetista da Orquestra do Algarve, e Francisco Machado, vencedor do XIII Concurso de Trompete da Póvoa de Varzim.
O concerto é de entrada livre, mas está sujeita à lotação do espaço.
Programa
Wolfgang Amandeus Mozart (1756 – 1791)
Adagio e Fuga em Dó menor
Johann Neruda (1708-1780)
Concerto para trompete e cordas
Antonio Vivaldi (1678 – 1741)
Concerto para 2 trompetes em Dó maior
Antonín Dvörák (1841 – 1904)
Serenata em Mi maior
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 10 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 90 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 43 anos de existência, aparece pela sexta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2023, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela quarta vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada no intervalo 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1591 Instituições de Ensino Superior (IES) de 112 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.
Leia também: Professor da UAlg Saúl Neves de Jesus recebeu “Prémio Carreira Sul 2023” [vídeo]