O segundo período letivo inicia-se esta segunda-feira, mas há em falta 118 professores. De acordo com o “Correio da Manhã”, esta sexta-feira estavam em concurso para contratação 118 horários para grupos de recrutamentos e 42 para técnicos especializados.
De acordo com a análise do jornal, Física e Química (16), Informática (14) e Português (13) são as disciplinas com mais carência de docentes. No entanto, os grupos de recrutamento estão também abertos para: Filosofia, Inglês, Francês, Português e Inglês, Educação Especial 1, Educação Moral e Religiosa e Católica, Geografia, Matemática, 1.º ciclo, Português e E.S./História, Educação Física, Espanhol. Biologia e Geologia, Pré-Escolar, Inglês 1.º ciclo, Português e Francês, Educação Visual e Tecnológica, História. Economia e Contabilidade. Eletrotécnica e Artes Visuais.
Quanto aos distritos mais afetados, Lisboa conta com 69 grupos de recrutamento aberto e Setubal com 22. Há, ainda, três distritos com 4: Beja, Faro e Porto. Esta falta de professores afeta, de acordo com as previsões de Vitor Godinho do secretariado nacional da Federação Nacional de Professores, entre cinco e seis mil alunos.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL