Carlos Café, docente de Filosofia da Escola Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, é um dos 10 professores do país e o único do Algarve a ser selecionado para a fase final do concurso ‘Global Teacher Prize Portugal’.
O professor procura envolver os alunos em atividades práticas e de cidadania. Destaca-se a elaboração de uma petição de homenagem à figura e obra do arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, levando a petição a ser aprovada, na Assembleia da República. De destacar também, a construção de um espaço, na Escola Manuel Teixeira Gomes, que simboliza o livre pensamento e estimula a liberdade de expressão, intitulado ‘Our Speakers Corner’.
Carlos Café mostra-se “muito feliz” por esta nomeação ao prémio que é considerado como o ‘Óscar’ do melhor professor. O prémio global é de 30 000 euros: 15% para o professor vencedor e 85% para aplicar obrigatoriamente num projeto na escola indicado pelo professor aquando da sua candidatura. O anúncio vai ser revelado no dia 19 de maio.
O concurso é dirigido a todos os docentes que exerçam a profissão, desde o pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade, regular ou outros, e, pretende “premiar e destacar todos os professores que de alguma forma contribuam para a excelência na educação e para a inovação e descoberta de novas respostas educativas”.