Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos DR
Cultura, Ensino

Professor de Portimão é finalista do Global Teacher Prize Portugal 2023. Vencedor será conhecido sexta-feira

O vencedor receberá 30 mil euros, verba patrocinada pela Fundação Santander, sendo uma parte destinada a replicar ou amplificar o impacto da solução proposta, e outra parte para uso pessoal do vencedor

17:36 17 Maio, 2023 18:24 17 Maio, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O salão nobre da Câmara Municipal de Portimão foi palco na manhã desta quarta-feira, da cerimónia de reconhecimento do trabalho pedagógico desempenhado na comunidade por Carlos Café, professor na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e um dos dez finalistas da distinção Global Teacher Prize Portugal 2023, destinada a docentes de todos os níveis de ensino.

“Já me sinto um vencedor, independentemente do resultado final, porque a maior conquista de um professor é combater o tédio e a rotina dos seus alunos”, afirmou Carlos Café, que se considera “um contrabandista que estabelece canais entre as teorias dos filósofos e as vivências e perplexidades dos estudantes, numa espécie de efeito boomerang.”

Segundo a presidente da autarquia anfitriã, Isilda Gomes, “é estimulante termos entre nós um professor como o Carlos Café, que deixa uma marca muito positiva nos seus alunos, a qual perdurará ao longo da vida.”

Na presença de alguns alunos do professor homenageado, a autarca realçou “a honra que constitui a nomeação de Carlos Café, que representa condignamente Portimão”, antes de agradecer ao diretor do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, Rui Vassalo de Figueiredo, “todo o trabalho desenvolvido para que haja um bom ambiente escolar, sem o qual não será possível motivar o corpo docente e os alunos.”

Na ocasião, o presidente do júri do Global Teacher Prize Portugal 2023, Afonso Mendonça Reis, afirmou que este projeto dirigido à comunidade educativa “visa combater a apatia, desencadear a proatividade e passar das boas ideias à sua execução eficaz.”

Filosofia em prol da cidadania

Do trabalho educativo de Carlos Carlos Alberto Garrinho Gonçalves merece destaque a sensibilização dos alunos para ações em prol da cidadania, nomeadamente a elaboração de uma petição de homenagem à figura e obra do arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, que culminou na criação do Dia Nacional dos Jardins, a celebrar pela primeira vez a 25 de maio, assim como a construção de um espaço na Escola Manuel Teixeira Gomes, que simboliza o livre pensamento e estimula a liberdade de expressão, intitulado ‘Our Speakers Corner’. 

Outra das iniciativas que o docente promove é o Philosophy Spring Festival, realizado em maio conjuntamente com o Clube dos Filósofos Vivos do estabelecimento de ensino onde leciona.

Autor de dois livros, criou ainda o blogue ‘A Filosofia vai ao Cinema’, como espaço de partilha e de reflexão crítica para alunos e professores, atualmente substituído por página no Facebook e canal no YouTube.

Reconhecer e celebrar o papel dos professores

A cerimónia final de premiação do Global Teacher Prize Portugal está marcada para a próxima sexta-feira, 19 de maio, e terá lugar no grande auditório do Instituto Superior Técnico em Lisboa.

Esta é a versão nacional do prémio mundial Global Teacher Prize, também chamado de Nobel da Educação, uma iniciativa presente em mais de 120 países, com o objetivo de celebrar e reconhecer o papel dos professores em todo o mundo.

A edição nacional elege em cada ano a professora ou professor que, em Portugal, se tenha distinguido pela solução encontrado para um qualquer problema ligado à escola e ao ensino, tendo nesta edição sido recebidas 119 candidaturas.

O vencedor receberá 30 mil euros, verba patrocinada pela Fundação Santander, sendo uma parte destinada a replicar ou amplificar o impacto da solução proposta, e outra parte para uso pessoal do vencedor.

O prémio nacional conta ainda com uma parceria especial com o Plano Nacional das Artes, um projeto dos ministérios da Cultura e da Educação.

Formando sociedades desenvolvidas e justas

Ao apostar no reconhecimento do papel central que os professores têm na formação de sociedades mais desenvolvidas, mais prósperas e justas, a distinção foca-se em três objetivos principais: partilhar boas práticas de evolução e mudança mais adaptadas às novas necessidades; promover um debate construtivo sobre o futuro da educação e os novos desafios; sublinhar a importância do papel dos professores no desenvolvimento da educação e do país.

Uma equipa de auditores independentes valida as candidaturas e um júri multidisciplinar e multinacional (composto por professores, especialistas em educação, jornalistas, empresários, gestores, cientistas) avalia as candidaturas e elege o vencedor, sendo novidade na edição deste ano uma menção honrosa dedicada a educadores de infância, que conta com o apoio da UNICEF Portugal.

Professor de Portimão candidato a ‘Óscar do melhor professor’. Prémio é de 30 mil euros

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Animais Nacional

Viu uma caravela-portuguesa na praia? Eis o que nunca deve fazer se for picado

19:30 5 Julho, 2026 17:26 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A caravela-portuguesa exige cuidados especiais, porque a sua picada pode ser muito dolorosa e, em alguns casos, grave

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Cultura

Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum

19:02 5 Julho, 2026 17:51 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Muito antes do nome atual, Faro passou por várias designações e mudanças de poder: da antiga Ossónoba à cidade atual, há séculos de história

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Algarve Cultura

Tavira inspira nova exposição de Pilar Correia na Casa André Pilarte

10:00 5 Julho, 2026 09:48 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Formada em Belas-Artes, em Paris, Pilar Correia vive em Inglaterra e expõe em Tavira entre 3 e 15 de agosto

Radar de velocidade.
Auto Nacional

Radar fixo na EN6 multa 7.526 condutores num ano

09:20 5 Julho, 2026 15:07 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Na Avenida Marginal (EN6), um radar fixo registou mais de 7.500 infrações por excesso de velocidade num ano

Fritar ovos na frigideira. Crédito: Freepik
Gastronomia

Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura

20:20 5 Julho, 2026 17:12 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma técnica curiosa está a ganhar atenção nas redes sociais por permitir fritar ovos sem óleo, azeite ou manteiga

Praia da Arrifana. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas

18:42 5 Julho, 2026 18:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Entre falésias, mar e ondas procuradas por surfistas, esta praia tem uma das paisagens mais marcantes do Algarve

Gastronomia Saúde

Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa

20:50 5 Julho, 2026 16:50 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um nutricionista espanhol alerta para os óleos vegetais refinados industriais, presentes em muitos alimentos processados

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

Algarve Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito

20:00 4 Julho, 2026 13:51 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alerta foi deixado pelo Banco de Portugal, que esclarece ainda quem pode cobrar remuneração pelos serviços prestados

Opinião Saúde

Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato

07:30 5 Julho, 2026 19:26 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A hematúria (sangue na urina), mesmo quando intermitente e indolor, deve ser encarada como um sinal de alarme oncológico até prova em contrário"

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 16:33 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Opinião Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Animais, Nacional

Viu uma caravela-portuguesa na praia? Eis o que nunca deve fazer se for picado

19:30 5 Julho, 2026 17:26 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A caravela-portuguesa exige cuidados especiais, porque a sua picada pode ser muito dolorosa e, em alguns casos, grave

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Cultura

Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum

19:02 5 Julho, 2026 17:51 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Muito antes do nome atual, Faro passou por várias designações e mudanças de poder: da antiga Ossónoba à cidade atual, há séculos de história

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Algarve, Cultura

Tavira inspira nova exposição de Pilar Correia na Casa André Pilarte

10:00 5 Julho, 2026 09:48 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Formada em Belas-Artes, em Paris, Pilar Correia vive em Inglaterra e expõe em Tavira entre 3 e 15 de agosto

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Radar fixo na EN6 multa 7.526 condutores num ano

09:20 5 Julho, 2026 15:07 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Na Avenida Marginal (EN6), um radar fixo registou mais de 7.500 infrações por excesso de velocidade num ano

Fritar ovos na frigideira. Crédito: Freepik
Gastronomia

Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura

20:20 5 Julho, 2026 17:12 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma técnica curiosa está a ganhar atenção nas redes sociais por permitir fritar ovos sem óleo, azeite ou manteiga

Praia da Arrifana. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas

18:42 5 Julho, 2026 18:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Entre falésias, mar e ondas procuradas por surfistas, esta praia tem uma das paisagens mais marcantes do Algarve

Gastronomia, Saúde

Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa

20:50 5 Julho, 2026 16:50 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um nutricionista espanhol alerta para os óleos vegetais refinados industriais, presentes em muitos alimentos processados

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

Algarve, Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito

20:00 4 Julho, 2026 13:51 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alerta foi deixado pelo Banco de Portugal, que esclarece ainda quem pode cobrar remuneração pelos serviços prestados

Opinião, Saúde

Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato

07:30 5 Julho, 2026 19:26 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A hematúria (sangue na urina), mesmo quando intermitente e indolor, deve ser encarada como um sinal de alarme oncológico até prova em contrário"

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 16:33 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Opinião, Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Últimas Notícias

  • Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa
    Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa
  • Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura
    Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura
  • Viu uma caravela-portuguesa na praia? Eis o que nunca deve fazer se for picado
    Viu uma caravela-portuguesa na praia? Eis o que nunca deve fazer se for picado
  • Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum
    Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum
  • Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas
    Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas

Opinião

  • Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
    Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
  • Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
    Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data
    Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data
  • Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
    Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal