Fez este mês de outubro um ano desde que foi lançada a Palimpsesto, a primeira plataforma digital lusófona de divulgação de ensaios académicos. Dedicada às ciências sociais e humanas, possui três grandes secções temáticas: sociedade, pensamento e cultura.
Qualquer estudante ou ex-estudante do ensino superior pode submeter os seus ensaios para apreciação e possível publicação a partir do site da plataforma, na secção “contribuir”, ou enviando email para o contacto lá disponibilizado. Trata-se de um site totalmente livre de custos e permanentemente aberto a novas submissões.
Dos 36 ensaios já disponíveis, a plataforma conta de momento com publicações de alunos de Lisboa, Porto e Évora, provenientes de instituições como a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa; a Faculdade de Letras e o Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa; a Faculdade de Letras, da Universidade do Porto; e o Instituto de Investigação e Formação Avançada, da Universidade de Évora.
Os arquitetos deste site foram três amigos e colegas de faculdade lisboetas – Alice Sanches, Guilherme F. Alcobia e Maria Castanheira, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. O nome que lhe atribuíram inspira-se nos palimpsestos, manuscritos cujo texto original é apagado para que um novo texto seja escrito por cima. Estes são, por natureza, objetos que contêm vestígios do passado e do conhecimento nele produzido, que todavia são reutilizados para que algo novo possa ser registado – tal como acontece com qualquer ensaio académico.