Os alunos da Escola Pinheiro e Rosa assistiram à formação “Educar para salvar – Segurança Aquática na comunidade escolar formação”, esta terça-feira, nas Piscinas Municipais de Faro.
Durante a sessão, que durou três horas, foram abordados conceitos como afogamento, salvamento e cadeia de sobrevivência do afogamento. Na parte prática, os alunos aprenderam a realizar salvamentos.
Os alunos abordaram e praticaram as fases da cadeia de sobrevivência do afogamento, aprenderam a identificar afogados, técnicas de resgate com e sem meios de salvamento, e a extrair os náufragos em declives suaves.
A sessão terminou com um exercício de salvamento, onde os alunos tiveram que aplicar e testar todo o conhecimento adquirido.
Esta ação esta inserida no SALVA+ Programa de Prevenção do Afogamento da Red Seagull.
Segundo o presidente da Red Seagull, Filipe Lara Ramos, “é preciso sensibilizar a população para a prevenção do afogamento, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o afogamento é uma das principais causas de morte entre crianças e jovens de 1 a 24 anos”.
A Red Seagull, está disponível para a realização de mais ações de sensibilização sobre Boas Práticas em Meios Aquáticos e desafia “os agrupamentos de escolas do concelho de Faro, ao acolhimento desta iniciativa que é adaptável à sala de aula e à população escolar enquadrada entre os 7 e os 17 anos”.
Os interessados devem enviar email para [email protected]