O Programa Teach For Portugal vai ser apresentado à comunidade escolar na próxima quarta-feira, pelas 12:00, no auditório da do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, na mesma cerimónia onde também será assinado o protocolo de colaboração.
“O local onde uma criança nasce não deve restringir as oportunidades que tem ao longo da vida”, é neste princípio que assenta o programa Teach for Portugal, integrado na rede internacional Teach for All, que vai agora ser implementado no Agrupamento de Escolas de Castro Marim, fruto de uma parceria entre o Município de Castro Marim e a Verdelago.
“Durante dois anos letivos, será alocado um Mentor à comunidade educativa de Castro Marim. Os Mentores, que podem ser de várias áreas profissionais, fazem par com um professor (Professor-Mentor) apoiando-o nas disciplinas, mas sobretudo, atuando em áreas como a confiança, a determinação e a perseverança dos alunos”, explica a autarquia castromarinense em comunicado.
“É expectável que escolhas de vida mais conscientes e mais opções de realização tragam impacto nas famílias e na comunidade, com impacto na sociedade e na economia de um país”, acrescenta.
O Programa de Desenvolvimento de Liderança Teach for All tem o objetivo de diminuir a desigualdade educativa e proporcionar às crianças de meios mais desfavorecidos a oportunidade de atingirem o seu máximo potencial, colocando-os num caminho de oportunidades e promovendo um impacto no sistema educativo, a curto e longo prazo: a curto prazo durante o Programa e a longo prazo na passagem para o Movimento Alumni.
Leia também: Apresentação em Castro Marim da separata sobre o corsário D. Gonçalo Camelo