A biblioteca municipal de Castro Marim vai ser palco da final regional do Algarve da 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), que contará, na terça-feira, com cerca de uma centena de alunos dos ensinos secundário e básico, anunciou a autarquia.
A final regional do CNL do ano letivo 2022/2023 começa às 10:30 e permitirá o apuramento de dois vencedores para representar o Algarve na final, em Lisboa, após a realização de uma prova de seleção escrita e oral, de palco, em cada um dos níveis de ensino, precisou o município do distrito de Faro num comunicado.
A Câmara de Castro Marim destacou a importância do CNL para “a promoção do gosto pela leitura entre os jovens, o conhecimento de autores de diversas gerações e de diferentes estilos literários”, como “A Menina com os Olhos Ocupados” (1.º ciclo), de André Carilho, “Noa” (2.º ciclo), de Susana Cardoso Ferreira e Raquel Costa, “Flush, Biografia de um Cão” (3.º ciclo), de Virgínia Woolf, e “O carteiro de Pablo Neruda” (secundário), António Skarmeta.
O júri do concurso vai ser composto pelos escritores José Carlos Barros, Prémio LeYa 2021, Ana Amorim Dias e Fátima Valentim, referiu ainda a Câmara algarvia.
O CNL é promovido pelo Plano Nacional de Leitura, com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, da Rede das Bibliotecas Escolares, das autarquias locais e da RTP.