O projeto desenvolvido desde 2015 pela casaBranca, ao longo de cada ano letivo, dinamiza workshops e ateliers de diferentes percepções artísticas. Foram orientados por diferentes artistas convidados.
Gymnasium – o Pensamento transformou o Infinito em Serpente é uma produção casaBranca. Este implementa em várias escolas do concelho de Lagos uma programação regular de experimentação e formação artística destinado a crianças e jovens.
Afinal, o compromisso com o desenvolvimento da região e com a expressão artística foram os motores do projeto. Este é assim fruto de um processo colectivo em que diversas mãos das mais diferentes áreas se unem para pensar, inventar e (des)construir ideias e conceitos.
Gymnasium contou com participação de diferentes artistas
O projeto contou com participação de diferentes artistas, criação de laboratórios de acção e pensamento, de formação e de experimentação livre e descondicionada nas principais escolas de Lagos
No ano lectivo 22-23 tiveram assim lugar atividades, em que inspirações inesgotáveis preencheram a mente das crianças e jovens. Após o arranque, em outubro passado, realizaram-se oficinas dinamizadas nas escolas da região de Lagos.
Outra das efemérides deste ciclo letivo foi um espectáculo de teatro para crianças. Gymnasium teve como artista convidada Nathalie Mansoux, que dinamizou uma viagem paralela às telas de cinema, com o desejo de tornar o cinema algo mais presente no percurso vital das crianças e jovens.
Ainda tiveram diversas actividades e práticas interdisciplinares dinamizadas por muitos artistas e pessoas das mais diversas áreas, desenvolvidas no ciclo lectivo 22-23 em diferentes escolas da região.
Depois do desenvolver deste ciclo lectivo, ainda resta aquele frenesim para o que virá. Beatriz Marques Dias continuou o trabalho iniciado com duas turmas de diferentes escolas em Lagos. A coreógrafa Aldara Bizarro dinamiza um atelier que desafia o pensamento sobre os gestos. J artista miltidisciplinar Margarida Mestre comanda um atelier sobre práticas com o espaço natural.
O Gymnasium continua portanto o seu trabalho nas escolas do Algarve e pretende continuar a cristalizar a razão pela qual o projeto nasceu em 2015. O objetivo é assim fortalecer o posicionamento do Algarve como lugar de forte expressão artística e fomentar o impacto social e cultural desta região.
Mais informações sobre o projeto aqui.
Sobre a casaBranca – Associação Cultural
A casaBranca é uma estrutura de criação e difusão artística sediada em Lagos Portugal. Tem como membros fundadores a dupla de artistas Ana Borralho & João Galante e Mónica Samões.
Apresenta-se portanto como um espaço de acção cultural interdisciplinar que promove a investigação e a difusão da arte contemporânea através da produção de objectos artísticos. Assim como da criação de uma programação sustentável, que procura descentralizar a oferta cultural dos pólos nacionais. É também um veículo na transição e cruzamentos de públicos entre as diferentes cidades onde actua.
desde 2015, a responsável pela realização do projecto Gymnasium – o Pensamento transformou o Infinito em Serpente.