Em época natalícia, o Aeródromo Municipal de Portimão volta a ser o local de eleição para centenas de paraquedistas, que a partir desta quarta-feira e até ao próximo dia 4 de Janeiro, participarão no Festival de Paraquedismo “Xmas Boogie 2016”.
O evento, promovido pela Skydive, conta com cerca de 600 paraquedistas oriundos de 25 países diferentes, entre Alemanha, Áustria, Suíça, Noruega, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Espanha e Portugal, muitos dos quais acompanhados pelas suas famílias, que escolheram este período para celebrar o Natal e o Ano Novo na região.
“Durante o festival serão utilizados três aviões Dornier G92, com capacidade para transportar simultaneamente 15 paraquedistas, que irão voar todos os dias a partir das 8.30 até às 17 horas e realizar saltos até 14 mil pés de altitude, em cerca de 10 a 12 minutos, fazendo parte do programa as modalidades de LO, RW, Free Fly, AFF Course, Beach Jumps e Wing Suit Camp”, informa a Câmara de Portimão.
Aeródromo de Portimão é referência internacional
Estes eventos assinalam “o êxito e reflexos muito positivos” em termos de turismo de desporto e de dinamização económica da zona de Alvor/Portimão.
O Aeródromo, uma referência para a comunidade aeronáutica internacional, tem uma média anual superior aos 10 mil voos, sobretudo ao nível da publicidade e fotografia aérea, lançamento de paraquedistas, voos de instrução e de transporte aéreo não-regular, bem como voos privados de recreio.
Este equipamento municipal é também um local privilegiado para a realização de vários eventos aeronáuticos, “graças às “excelentes condições atmosféricas aqui existentes”, que permitem que esteja aberto a todo o tráfego ligeiro e ultra ligeiro o ano inteiro, “com uma taxa muito reduzida de cancelamentos de voos”, fazendo parte do seu portfólio importantes encontros anuais de paraquedismo que atraem a Portimão inúmeros participantes.