O programa da terceira edição “Viva a Primavera”, promovido pela autarquia e associações culturais do concelho de Tavira, foi esta quinta-feira, 15 de Março, apresentado pelo presidente Jorge Botelho e por Jorge Queiroz, chefe da Divisão da Cultura, Património e Museus da Câmara de Tavira, numa conferência de imprensa.
O “Viva a Primavera” visa “estimular e valorizar a criatividade da comunidade, a iniciativa das organizações, as práticas culturais e o aparecimento de novos talentos artísticos, num período de renovação da natureza que vai do equinócio da primavera ao período do solstício de Verão”.
Este ano o programa conta, mais uma vez, com o apoio financeiro da autarquia na sua totalidade, “67.261 euros para as associações e 25.000 euros para a logística”. Jorge Botelho refere durante a conferência que “não foi possível seleccionar todas as instituições” e ainda que foi através de um processo de selecção que chegaram às 17 associações representadas.
O programa deste ano “tem uma surpresa”. Irá haver um concerto extra de pré-abertura no dia 20 de Março na Igreja da Misericórdia, “será um concerto de piano a quatro mãos por Yan Mikirtumov e Alexei Eremine”.
De 20 de Março a 16 de Junho a autarquia promete um “programa variado, com música, teatro, exposições, dança, entre outras actividades”.
Jorge Botelho garante ainda que pretende continuar com programas culturais durante o inverno devido à “reabilitação do Cineteatro”.
(Milene Alves Maria / Henrique Dias Freire)