A primeira conferência de marketing digital da região está à porta. A SHARE Algarve acontece já no dia 4 de Fevereiro, no Hotel Crowne Plaza, em Vilamoura, e deixa a promessa: “a realização de uma próxima edição não é uma possibilidade, é uma certeza”.
A iniciativa partiu de dois algarvios, Jorge Cabaço e Rita Sampaio, ambos profissionais de marketing, e pretende colocar em debate as mudanças que aconteceram nos últimos anos e as novidades das principais plataformas digitais.
“O nosso objectivo é que a SHARE Algarve seja um fórum de partilhas e de experiências e para isso trazemos até à região os melhores especialistas, a nível nacional e regional, das mais diversas plataformas, é um ‘mix’ muito forte”, afirmou ao POSTAL Jorge Cabaço, um dos organizadores do evento.
“O Algarve é, sem dúvida, um ‘oásis’ em termos de crescimento ao nível do marketing e do aproveitamento dos canais digitais para a venda de produtos. Tendo em conta o fluxo de turismo que a região apresenta anualmente, há muito a ganhar com o aproveitamento dos canais digitais”, continua o responsável.
A expectativa fundamental da organização é que a iniciativa se constitua como um “fórum regional, no qual os empresários e as pessoas interessadas na área do marketing, nomeadamente estudantes, possam encontrar um ponto de partilha de conhecimentos e de experiências”.
A iniciativa é dirigida a directores de marketing e comunicação de empresas, a empresários e CEO’s que procurem optimizar as suas estratégias digitais, a comerciais e directores comerciais que pretendam aumentar as suas vendas através da internet,
a designers, a empreendedores, a
profissionais de SEO e a profissionais de hotelaria que queiram saber mais sobre vendas online.
Ideia do evento surgiu na Web Summit
Foi em Lisboa, durante a Web Summit, no passado mês de Novembro, que os jovens tomaram a decisão de trazer este conceito de conferências. Mas desta feita o cenário será diferente daquele que se observou em Lisboa. Na SHARE Algarve todos terão o dom da palavra, seja em palestras ou em debates, onde o imperativo será a existência de interacção entre todos os intervenientes.
“Na SHARE Algarve as pessoas vão ter oportunidade de colocar questões e de interagir com os profissionais presentes, e nesse aspecto, relativamente àquilo que aconteceu na Web Sumit, é um passo em frente e é algo que contribui para que o evento seja ainda mais útil para as pessoas”, exemplificou Jorge Cabaço.
A promessa de uma conferência do género na região, por sua vez, faz-se cumprir com um cartaz recheado de grandes nomes como a especialista em Facebook, Ana Mendes, o reconhecido entusiasta do LinkedIn, Pedro Caramez, o formador regional da Google, Marco Gouveia, o co-fundador e CEO da rede social Catxy, Fábio Rodrigues, o humorista e autor portimonense, Dário Guerreiro (Môce dum Cabréste) e o fundador da Dengun e HDS – Hotel Digital Strategy e responsável pelo site do POSTAL, Miguel Fernandes.
“A realização de uma próxima edição não é uma possibilidade, é uma certeza”
“Estamos a ser muito bem recebidos junto das empresas e da comunidade”, começou por dizer Jorge Cabaço. “Começámos a publicitar o evento no dia 19 de Dezembro e já angariámos um conjunto de inscrições e de apoios, num grupo transversal de entidades, que demonstra que estamos no caminho certo”, considera o consultor e formador em marketing digital e empreendedorismo.
A prova do sucesso é que os bilhetes para a conferência estão a desaparecer à velocidade de uma boa internet. “Já não temos muitos bilhetes disponíveis, para ser honesto. As pessoas que se apressem e que marquem na agenda a data da SHARE Algarve porque realmente já temos lugares limitados”, salienta o dinamizador da iniciativa.
Os bilhetes para a SHARE Algarve têm o custo de 90 euros e dão direito a um desconto de 10% nas reservas efectuadas no Hotel Crowne Plaza, bastando indicar de que se tratam de participantes da conferência. Os ingressos podem ser adquiridos até ao dia 3 de Fevereiro.
A realização de uma próxima edição, tendo em conta o sucesso obtido mesmo antes da sua concretização, está garantida. “A realização de uma próxima edição não é uma possibilidade, é uma certeza”, garante Jorge Cabaço.
“Temos vindo a receber propostas de pessoas de vários países da Europa, que tendo conhecimento que estávamos a realizar isto no Algarve, já nos fizeram chegar o seu interesse e disponibilidade em participar em próximas edições, portanto é uma aposta ganha”, sintetiza o algarvio.
Para Jorge Cabaço esta conferência representa, para a região, “um imperativo e uma missão, uma vez que o marketing, nos seus diversos formatos, constitui um instrumento estratégico que devemos colocar ao serviço das empresas”.
A mesma visão é partilhada por Rita Sampaio, também responsável pela SHARE Algarve, que afirma que “o Algarve é sobretudo uma marca, e é necessário debatermos de que forma podemos acrescentar mais valor a esta marca”. “O Marketing e as indústrias criativas têm um papel determinante na forma como comunicamos o Algarve e como o tornamos mais atractivo, não só como destino turístico, mas em todo o seu potencial”, conclui a especialista.
O evento, com a duração de um dia, tem início pelas 9 horas e está dividido em 14 painéis que abordam temáticas como “os desafios das empresas no Facebook” ou “as maiores novidades do LinkedIn que vão mudar o jogo das vendas em 2017”, explicadas pela voz de Pedro Camarez.
O POSTAL estará representado com a moderação do director Henrique Dias Freire no painel Inovação, que contará com a participação de Juan Pablo Correia (UnykTV), António Marante (Portugal Web Design) e Fábio Rodrigues (fundador da Catxy).
(Com Henrique Dias Freire)