O Lions Clube de Portimão – Secção de Filatelia promove entre 21 e 25 de Setembro a sétima edição da ALGARPEX – Exposição Filatélica do Algarve no Hotel Júpiter na Praia da Rocha, em Portimão.
A exposição destina-se aos coleccionadores, escritores e jornalistas filatélicos, naturais ou residentes no Algarve. Como convidados, estarão presentes coleccionadores membros do Clube Filatélico de Huelva (Espanha). Este ano o evento apresenta 150 metros quadrados de superfície de selos, ou seja, cerca de 2.400 selos.
A ALGARPEX – Exposições Filatélicas do Algarve são levadas a efeito, anual e alternadamente, pelo conjunto de Agremiações Filatélicas sediadas no Algarve.
O certame tem como principais objectivos divulgar e promover a filatelia no Algarve, incentivar os jovens e despertar o interesse dos filatelistas pela participação em eventos filatélicos. Procura ainda difundir, principalmente entre a juventude, a actividade filatélica no que respeita ao valor cultural e ao interesse para a educação e ocupação de tempos livres.
No cômputo global, a organização pretende realizar um encontro entre coleccionadores, com ampla participação de todos, onde possam mostrar as suas colecções, receber sugestões e criar amizades. Para assinalar este evento filatélico, os Correios de Portugal vão conceder uma marca postal e emitir os habituais selos personalizados.
No programa consta um Convívio Filatélico no domingo, dia 25 de Setembro, pelas 10 horas, entre todos os participantes que darão informações sobre a sua participação neste evento. Os intervenientes terão à disposição filatelistas experientes em diferentes classes filatélicas para quaisquer esclarecimentos e sugestões sobre o material apresentado pelo expositor. Seguir-se-á um almoço convívio, grátis para os expositores, com distribuição de diplomas e troféus.
Este evento filatélico é organizado, este ano, pela Secção Filatélica Lions Clube de Portimão com a colaboração da AFAL – Associação Filatélica Alentejo Algarve e da Secção Filatélica dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e conta ainda com o apoio da Federação Portuguesa da Filatelia, dos Correios de Portugal e do município de Portimão.