Daniel Sampaio formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, obtendo o doutoramento na especialidade de Psiquiatria. É Professor Catedrático Jubilado de Psiquiatria e Saúde Mental da mesma Faculdade, Director do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria – CHLN, onde tem coordenado unidades de intervenção para adolescentes em crise. Foi um dos introdutores da Terapia Familiar em Portugal, a partir da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, que fundou e co-fundador das sociedades científicas Núcleo de Estudos do Suicídio, Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar e Sociedade Portuguesa de Suicidologia.
Publicou diversos livros sobretudo sobre a adolescência e os seus problemas, destacando-se entre eles, “Vozes e Ruídos – Diálogos com Adolescentes”, “Inventem-se Novos Pais” e “A Cinza do Tempo”, que reúne algumas reflexões de Daniel Sampaio sobre o ensino, a família, a droga, o suicídio juvenil, a adolescência.
Tem tido um papel fundamental em intervenções em diversos meios de comunicação, tais como nos jornais, rádio e televisão, sempre numa abordagem da adolescência.
Em Silves conversará com os presentes na actividade, havendo a possibilidade de trocar ideias.