
O Município de São Brás de Alportel aprovou, recentemente, a atribuição de um apoio à Associação de Designers do Sul, com vista ao prosseguimento da parceria que a autarquia mantém com esta associação regional.
Em parceria com o Município, a Associação de Designers do Sul tem vindo a desenvolver o projecto “Design e Ofícios”. Este tem como objectivo a valorização das artes tradicionais, a sua preservação e a adaptação aos novos desafios, estabelecendo uma ponte entre o artesanato e o design, bem como promovendo o interessante encontro entre gerações. Deste encontro entre seniores artesãos e jovens designers têm resultado a criação de peças únicas, com a modernidade, a originalidade e a autenticidade que só a terra dá.
Este foi um projecto que se consolidou através da realização de residências criativas, e que tem por ambição ser a base da futura Oficina das Artes de São Brás de Alportel, conforme projecto do Município, integrado no Plano Regional de Valorização dos Recursos Endógenos “PADRE”.
Desde a sua criação, tem dado grande visibilidade a todos os participantes, criadores e artesãos, assim como ao Concelho, sendo reconhecido pelo Município como uma mais-valia para a salvaguarda do património cultural imaterial da serra e barrocal algarvios, assim como das matérias-primas naturais que o concelho guarda.
A Associação de Designers do Sul, de cariz socioprofissional, procura estimular o empreendedorismo jovem, razão pela qual é apoiada pela Câmara Municipal na realização das suas actividades.
Durante o mês de Maio, a associação apresentou na Galeria Municipal são- brasense a original exposição “Pizza Box Art”, com trabalhos de ilustradores algarvios que ao longo de um ano converteram caixas de piza, que sobravam dos seus convívios, em peças de arte. A exposição contou com a visita de inúmeras turmas do pré-escolar do concelho, proporcionando às crianças uma divertida aproximação ao mundo da arte, oferecendo-lhes ainda a oportunidade de criar as suas próprias obras em caixas de piza.
Recentemente, na Feira da Serra, que decorreu no final de Julho, a associação apresentou ao público, alguns dos muitos trabalhos produzidos nas residências criativas.
A associação pretende continuar a desenvolver actividades no Concelho com exposições, tertúlias e com a sua participação em diversos eventos.