
A exposição ‘Joshua Benoliel – Repórter Parlamentar’ é inaugurada no próximo dia 10 de Janeiro, pelas 18 horas, na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira. A mostra pertence ao Museu da Assembleia da República e pretende mostrar o trabalho do autor, considerado por muitos como o pai do fotojornalismo em Portugal.
A exposição vai estar patente ao público até ao dia 24 de Março, de terça-feira a sábado, das 9.30 às 13.30 horas e das 15 às 18 horas, com entrada livre.
Produção de Joshua Benoliel é um privilegiado testemunho histórico
Joshua Benoliel, descendente de uma família judia, nasceu em 1873 em Lisboa e viveu num período de transição entre a Monarquia e República que lhe permitiu retratar acontecimentos históricos, desde os reinados de D. Carlos e D. Manuel II, a Revolução Republicana de 1910, os primeiros Presidentes da República, as revoltas monárquicas e a participação do corpo expedicionário português na Primeira Guerra Mundial.
O autor é considerado pioneiro da reportagem fotográfica em Portugal e a sua produção representa um privilegiado testemunho histórico, pois retrata muitas das personalidades de um e outro regime, sem nunca deixar de captar instantâneos da população, em que se destaca o cariz humanista que soube imprimir às cenas.