
A Semana Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social decorre entre 17 e 24 Outubro, sendo o ponto alto o dia 17 de Outubro, em que se assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
Como habitualmente, o Município de Olhão associa-se à efeméride, desta vez com uma actividade promovida em parceria com a Associação de Defesa do Consumidor DECO e a MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão.
O evento, subordinado ao tema “Educar para Incluir”, decorre esta quarta feira, dia 18 de Outubro, pelas 15.30 horas, na sede da MOJU, e destina-se às crianças que frequentem o 1º e o 2º ciclos.
Inicialmente, será feita uma apresentação sobre literacia financeira, para que as crianças percebam o que significa a gestão de um orçamento e a importância de efectuar gastos ponderados.
Posteriormente será jogado um jogo de tabuleiro com perguntas, provérbios, comportamentos correctos e incorrectos no que diz respeito ao dinheiro. No final ganha quem mais poupar.
Com o Jogo do Poupar, pretende-se que os participantes adquiram competências relativas à literacia financeira e poupança e aprendam conceitos como o que é o dinheiro e as suas diferentes formas, comportamentos de consumo, diferença entre necessidade e desejos, importância de saber gerir a semanada ou mesada, importância de saber fazer escolhas de consumo, bancos e mealheiros e a diferença entre cartões de débito e de crédito.