O Maria Nova Lounge Hotel inaugurou ao início da noite desta sexta-feira, dia 24, no ponto mais alto da cidade de Tavira, resultado de um investimento de cerca de três milhões de euros.
“Quisemos fazer uma recuperação do hotel, que constituísse uma referência em Tavira. Tivemos a preocupação de recuperar todas as zonas e julgamos que neste momento temos um hotel capaz de satisfazer as mais altas exigências”, disse aos jornalistas o presidente do grupo detentor da unidade, AP Hotels & Resorts, António Parente.
Recorde-se que o novo equipamento hoteleiro da cidade do Gilão reabre depois de o antigo Hotel Porta Nova ter encerrado compulsivamente em Outubro de 2015, devido a um litígio com o Novo Banco.
A unidade hoteleira, adquirida em 2016 pela AP Hotels & Resorts, vem devolver à cidade 137 quartos, divididos entre 134 standard/standard vista piscina e três suites, uma sala de conferências para cerca de 200 pessoas, piscina exterior e interior e ginásio, para além de “um restaurante que vai estar aberto ao público e um bar que vai ser devolvido à cidade, com uma entrada por um elevador panorâmico, e que vai beneficiar todas as pessoas que quiserem usufruir desta vista fantástica sobre a Ria”, refere António Parente.
O empreendimento renovado aposta agora num conceito ‘apenas para adultos’, uma especialidade no turismo que “faltava no Algarve”. “A procura é muita e quisemos fazer esta experiência. Julgo que é uma experiência que pode correr bem, estamos atentos ao mercado e é evidente que se as coisas não correrem bem estamos sempre a tempo de alterar”, diz o responsável.
Grupo não descarta continuar a investir no Algarve
Com vários investimentos na hotelaria algarvia, como são exemplo o Adriana Beach Club Resort, em Albufeira, o Hotel EVA, em Faro, e o Hotel Oriental, em Portimão, o Grupo AP Hotels & Resorts aposta em Tavira por ser, nas palavras de António Parente, “uma cidade cheia de história que está muito bem preservada”. Mas o presidente não quer ficar por aqui: “Somos um grupo muito diversificado, estamos atentos ao turismo e o nosso objectivo é crescer”, aponta.
O Maria Nova Lounge Hotel, cujo nome liga “o passado com o presente” – uma vez que o hotel se chamava Porta Nova e as restantes unidades do Grupo têm nomes femininos – vai funcionar o ano todo e “ajudar a combater a sazonalidade”.
Para Jorge Botelho, apesar de “trazer uma grande dinâmica à cidade”, o novo hotel “não é suficiente”. “Achamos que ainda temos capacidades para evoluir, especialmente no Verão, época na qual muitas pessoas tentam marcar férias para Tavira mas não conseguem porque estamos em ‘overbooking’”, lamenta o presidente da autarquia.
“Estamos sempre disponíveis e há iniciativas empresariais para constituir mais unidades destas. Tavira é um mercado em crescendo, tem apostado na preservação e recuperação do património histórico e tem apostado muito no produto cultural ao longo de todo o ano”, destaca o autarca.
Desidério Silva congratula-se com nova unidade em Tavira
“Cada vez mais na Região de Turismo do Algarve estamos a trabalhar o turismo de natureza e o turismo natural, e a reabertura deste hotel enquadra-se nesta valorização e oferta que queremos cada vez mais diferenciada e disponível em toda a região, particularmente na zona do sotavento, onde, em termos de número de camas, a oferta ainda é inferior à procura dos turistas”, referiu Desidério Silva.
“Sendo Tavira um destino cultural muito forte, onde fazem falta camas de qualidade, esta requalificação é extremamente importante”, concluiu o presidente da Região de Turismo do Algarve.
Veja abaixo a fotografias
(Com Henrique Dias Freire)