A candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura (Faro 2027), em parceria com a Tertúlia Algarvia e a Associação Doina (projeto Mudaki), lançam as Cataplanas do Mundo, uma iniciativa que associa a tradição da cataplana algarvia à gastronomia de vários países, promovendo o encontro e a partilha de histórias e culturas.
De 18 de novembro a 2 de dezembro, cinco “cozinheiras internacionais” vão preparar várias cataplanas algarvias, todas elas confecionadas com ingredientes e receitas dos respetivos países de origem, designadamente Brasil, Roménia, Marrocos, Paquistão e Cabo Verde. As cataplanas serão, depois, sorteadas e entregues em casa da família contemplada.
As inscrições para o sorteio das Cataplanas do Mundo deverão ser efetuadas aqui.
A primeira Cataplana do Mundo é a brasileira e será confecionada no dia 18 de novembro, seguem-se as cataplanas da Roménia (dia 24 de novembro), do Paquistão e Cabo Verde (dia 29 de novembro) e, por fim, a de Marrocos (dia 2 de dezembro).
A primeira fase do projeto incluiu um workshop com o Chef Bruno Amaro da Tertúlia Algarvia, onde todos as participantes conheceram a história do objeto cataplana e aprenderam a cozinhar a Cataplana Algarvia.
“Cataplanas do Mundo é um projeto que visa promover a história e tradições da cultura do Algarve ao mesmo tempo que promove o encontro de culturas através da gastronomia. Visa assim explorar o conceito de Gastrodiplomacia, ou seja a gastronomia como ferramenta efetiva de Diplomacia Pública”, explica a candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027.
Sobre Projeto Mud@ki:
Integrado no Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações e promovido pela Junta de Freguesia de Almancil em parceria com a Associação dos Imigrantes Romenos e Moldavos do Algarve, promove a inclusão social de crianças e jovens de contextos sociais vulneráveis, através da ocupação saudável dos tempos livres, dinamizando atividades de educação não formal, de capacitação e aquisição de conhecimento, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.
O projeto tem como principais eixos de ação promover o sucesso escolar, facilitar o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cognitivas, bem como, promover o bem-estar psicológico, a participação cívica, associativa ou comunitária e facilitar o diálogo intercultural.
Sobre a Tertúlia Algarvia:
Projeto criado em 2006, com o objetivo de divulgar a gastronomia, a história e as tradições da região, através de demonstrações e aulas de cozinha, ateliers de artesanato, exposições, encontros empresariais, entre outras experiências.
Outra das vertentes da Tertúlia Algarvia é o desenvolvimento de projetos em parceria com entidades regionais, nacionais e internacionais, nas áreas da gastronomia regional e da dieta mediterrânica.