André Pires Santos é um alentejano de 28 anos, nascido em Vila Nova de S. Bento, a viver em Faro. Licenciado em Educação e Comunicação Multimédia e, desde há muito, apaixonado por fotografia, elegeu-a como o seu principal elemento de trabalho. Para além do que a profissão lhe exige como fotógrafo, nos tempos de lazer dedica-se a fotografar, sobretudo, aquilo que o toca emocionalmente. É aí que, no encontro com as suas raízes regista, através da fotografia, de uma forma simbólica, os costumes e as tradições das suas gentes, na tentativa de as fazer perdurar no tempo e manter viva a identidade da terra.
Cresceu a ouvir a voz dos homens da sua terra que, apaixonados pelas modas alentejanas, emprestavam, com todo o orgulho, a sua voz aos grupos de cantadores.
André pretende através das imagens captadas dar a conhecer em cada expressão, cada gesto e cada ritual a intensidade emocional com que estes homens expressam, em homenagem ao seu padroeiro e louvando a tradicional Santa Cruz, os seus sentimentos que são, também, os sentimentos do seu povo.
A exposição “O Canto às Santas Cruzes” tem entrada livre e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10:00 às16:30 até até 23 de outubro. A inauguração acontece esta sexta-feira, pelas 18:00.