A curta-metragem “Animal Celestial”, realizada pelos alunos António Firmino, Beatriz Teixeira, Beatriz Valério e Inês Santos, do 3º ano do curso de Imagem Animada, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, recebeu a semana passada uma menção honrosa no âmbito do Festival Emergente.
O trabalho cinematográfico, realizado no âmbito da unidade curricular de projeto e estágio curricular, foi amplamente elogiado pela organização do Festival que realçou, em declarações nas redes sociais: a “bela e doce animação da música de Mateus Verde, com uma voz verdadeiramente acolhedora! Do coletivo de realizadores composto por Beatriz Teixeira, Beatriz Valério, Inês Santos e António Firmino, este animal não poderia ser mais simbiótico com a celestial música deste jovem cantautor”.
Um dos elementos do júri pontua “Animal Celestial” com cotação máxima em todos os parâmetros: ideia, realização, fotografia e edição, tendo explicado que “é de facto um daqueles casos em que é difícil separar música e vídeo, como se tivessem sido concebidos ao mesmo tempo. A verdade é que houve muita qualidade neste concurso e este “Animal Celestial” ficou-nos gravado na divina retina”.
A curta-metragem, um videoclipe para a canção homónima do artista algarvio Mateus Verde, já tinha sido selecionada para o Festival Emergente, onde esteve em exibição, no passado dia 16 de outubro.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 19% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 700 estudantes.
Com 42 anos de existência, aparece pela quarta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2021, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.