As ruas da vila de Moncarapacho recebem nos próximos dias 26 e 28 de Fevereiro, a partir das 15 horas, o centenário desfile de Carnaval.
No corso irão desfilar cerca de 15 carros alegóricos e mais de 500 foliões animarão a vila, sendo esperadas cerca de 20 mil pessoas nos dois dias do evento, “que têm contribuído para cimentar esta secular tradição como um dos eventos mais importantes do concelho de Olhão, e da região”, conforme afirma a União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta em comunicado de imprensa.
O Carnaval de Moncarapacho, com entrada livre, é o mais antigo do Algarve e em 2017 comemora 118 anos, numa história com início em 1899 com as estudantinas de origem espanhola, que mascaradas percorriam as ruas da (então) aldeia no Domingo Gordo e no dia de Entrudo. A genuinidade do Carnaval de Moncarapacho é visível na decoração dos carros, forrados com pequenas flores de papel que lhe conferem o cognome de “Batalha das Flores”, uma característica distintiva e que envolve a participação da população da freguesia uns meses antes na confecção dessas flores e na construção dos carros alegóricos, transmitindo assim um significado popular e repleto de autenticidade ao evento.
Este ano a União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta reforçou a aposta no Carnaval de Moncarapacho ,e em colaboração com uma empresa especializada na área, serão introduzidas inovações que contribuirão para acrescentar mais animação e qualidade ao corso.
Assim, o tradicional e genuíno desfile será “reforçado” com uma bateria de samba, um grupo de bailarinas e um conjunto de andas, e também serão introduzidas melhorias no sistema de som distribuído ao longo do circuito.
O Carnaval de Moncarapacho é organizado pela União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta e conta com o apoio da Câmara de Olhão e da população local.