A Casa André Pilarte abre portas para mostrar cerca de 15 ilustrações de Inês Viegas Oliveira, inspiradas no livro Bartlebyana, de Mariano Alejandro Ribeiro, editado pela Língua Morta em 2020. A premissa deste livro de contos é dar uma reviravolta às biografias de vários autores clássicos da literatura mundial, explorando os limites da leitura e do que se entende por herança literária.
A ideia é agora continuada pela ilustradora nesta nova exposição. “O meu trabalho visual parte sempre de ideias em texto. É um desafio criar imagens que consigam não só complementar as palavras como também acrescentar algo de novo a quem vê e lê” diz Inês, natural de Tavira e uma das vozes emergentes no mundo da ilustração.
O trabalho de Inês, de 26 anos, já foi escolhido para figurar na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, o maior evento europeu dedicado ao tema, tendo também exposto em lugares como o Itabashi Art Museum de Tóquio, no National Changhua Art Center de Taiwan, na O! Galeria do Porto e na Casa das Artes de Tavira.
A artista regressa agora à sua cidade para apresentar esta colaboração com Mariano Alejandro Ribeiro, autor vencedor do prémio Novos Talentos Fnac em 2018 e com outros reconhecimentos ao seu trabalho literário em Espanha e na Argentina. “Desta vez serão os textos a acompanhar as imagens” diz o escritor, “o que serve para ambos ganharem significados diferentes daqueles que a Inês e eu propusemos inicialmente.”
Com entrada grátis e apoio da Câmara Municipal, a exposição pode ser visitada na Casa André Pilarte todos os dias, de 3 a 15 de setembro, das 19 às 23 horas.