Vanessa Barragão, natural de Albufeira, é licenciada em design de moda e cria peças de tapeçaria de grandes dimensões, através de processos totalmente artesanais, que se encontram espalhadas pelo país e além-fronteiras.
Só na Ásia, tem peças expostas em três países diferentes, na Coreia do Sul, China e Taiwan e, em Novembro, vai expor na Art Miami, reconhecida como uma das feiras internacionais de arte moderna e contemporânea mais proeminentes.
As suas peças fazem também já “parte da mobília” do Palacete de S. Bento, residência oficial do primeiro-ministro. Os tapetes da série “Living Coral” dão vida a um dos espaços mais importantes da residência – a sala de reuniões.
Toda a matéria-prima utilizada para conceber as suas peças é proveniente de desperdícios da indústria têxtil nacional a norte.
Entre alguns dos objetivos do seu trabalho estão a sensibilização do público para as alterações climáticas, para a degradação e perca de cor das grandes barreiras de coral e um apelo a todos os criativos para reaproveitarem materiais e, no fundo, reimaginarem a forma como obtêm a sua matéria prima e tornarem todo o seu processo mais sustentável.
Vanessa trabalha todos os dias a partir do seu atelier, em Albufeira, de onde exporta praticamente a totalidade do seu trabalho para colecionadores espalhados um pouco por todo o Mundo, apesar de maior parte das encomendas chegarem dos Estados Unidos.