O projeto de cinema itinerante cinemalua “Bons Filmes de Sempre” encerra esta quarta-feira, em Santa Catarina da Fonte do Bispo, no concelho de Tavira, com o filme “Capitão Fantástico”, que será exibido no pavilhão amovível da Casa do Povo daquela localidade (GPS: 37.153529, -7.791038), pelas 21:30.
Nesta 3ª edição foram programadas 19 projeções distribuídas numa rede de exibição que abrangeu 10 freguesias de 4 concelhos do sotavento algarvio: Alcoutim, Castro Marim, São Brás de Alportel e Tavira.
As sessões realizaram-se nos meses de agosto e setembro em 17 locais diferentes, sempre com início às 21:30.
Os filmes exibidos foram seleccionados pelas entidades participantes a partir de uma lista de 14 obras cinematográficas proposta pelo Cinemalua.
O projecto contou com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia dos Municípios participantes.
Capitão Fantástico
Título original: Captain Fantastic; Realização: Matt Ross; Argumento: Matt Ross; Fotografia: Stéphane Fontaine; Música: Alex Somers; Montagem: Joseph Krings; Direcção artística: Erick Donaldson; Produção: Russell Barnes; Estreia: 2016
Intérpretes: Viggo Mortensen, George MacKay, Samantha Isler; Duração: 118 minutos; V.O.: EN; M 14
Género: Comédia, drama
Sinopse:
Há já dez anos que Ben e Leslie vivem nas florestas selvagens do Pacífico Norte com os seus seis filhos menores. Separados do resto do mundo, decidiram criar ali um paraíso onde as crianças pudessem crescer livres e em total harmonia com a Natureza. Guiados pelos próprios pais, cada uma delas recebe uma educação exigente onde nada é deixado ao acaso, desde a arte, literatura, matemática, exercício físico ou técnicas de sobrevivência. Um dia, Leslie é hospitalizada e acaba por morrer. Obrigado a deixar a floresta e regressar à civilização para a cerimónia fúnebre da mulher, Ben vai descobrir que, ao educar os filhos daquele modo tão peculiar, acabou por criar um fosso entre eles e os outros. Assim, à medida que todos se tentam adaptar a uma nova realidade, este pai vê-se obrigado a reavaliar as decisões que antes considerara absolutamente acertadas.
Com assinatura do actor e realizador Matt Ross (“28 Hotel Rooms”), “Capitão Fantástico” foi apresentado no Festival de Cinema de Cannes onde, para além de receber uma ovação de pé, conquistou o prémio de realização na secção “Un Certain Regard”. (PÚBLICO)