“Adorável reality show japonês segue crianças que vão fazer recados pela primeira vez na vida.” Pode soar estranho, mas é esta a descrição do programa japonês “Old Enough” (em português, “Já somos crescidos!”), considerado um fenómeno no país, que está agora disponível na Netflix.
No Japão, há 30 anos que este programa da Nippon TV faz sucesso: crianças entre os dois e os seis anos de idade são deixadas na rua para cumprirem tarefas do quotidiano, como ir às compras ou à lavandaria. Estão sozinhas, mas a produção e os pais estudam todos os percursos, onde as equipas de segurança e de filmagem se escondem e disfarçam para acompanharem as crianças sem que estas as vejam.
As próprias crianças são alvo de análise antes de serem selecionadas, com a participação da produção do programa e das famílias, de forma a que o desafio apresentado seja minimamente adequado a cada uma. Até os residentes das zonas por onde vão passar são informados, para que não chamem a polícia ao verem crianças aparentemente abandonadas.
Nos 20 episódios disponíveis em Portugal e que variam entre os sete e os 21 minutos, há situações para todos os gostos, desde crianças que fazem os recados sem grandes dificuldades, a outras que pedem ajuda a estranhos ou que choram já com saudades de casa.
Num dos episódios, um menino de dois anos anda um quilómetro durante 23 minutos até chegar ao supermercado. Quando chega, tem dificuldade em lembrar-se da lista de compras. Já durante a viagem de regresso a casa, repara que se esqueceu do caril e volta novamente ao supermercado. A missão acabou por ser cumprida com sucesso.
As emoções são, provavelmente, o que mais faz prender o espectador ao ecrã: desde o medo visível em algumas das crianças, ao desejo que consigam fazer o pretendido, até à confiança e satisfação demonstrada por muitas depois de atingido o objetivo. O representante da Nippon TV, Keisuke Miyata, explica: “A minha esperança é que a transmissão global traga sorrisos às pessoas e inspire a produção de novas versões locais que apresentem crianças adoráveis de todas as partes do mundo.”
O formato já teve adaptações em Itália, Reino Unido, Vietname, China e Singapura. No Japão, tem sido transmitido duas vezes por ano em episódios com a duração de três horas, com elevadas audiências. “Old Enough” está disponível na Netflix em mais de 190 países e com legendas em 32 línguas desde 31 de março.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL