Há uma pequena vila no interior de Portugal que conquistou a atenção da Condé Nast Traveler de Espanha. Num artigo recente, o jornalista David Díaz descreve Portugal como um país que “se deixa querer pelo prazer das pequenas coisas” e onde “vendedores ambulantes improvisados oferecem fruta”. Este cenário pitoresco conduz os visitantes à “antiquíssima vila do Sabugal”, a vila medieval que é das mais encantadoras do país, como avança a VERSA.
Localizada no distrito da Guarda, na Beira Alta, a vila medieval do Sabugal parece “uma povoação tirada de uma epopeia medieval onde a vida gira em torno de um castelo”. Inserida na reserva natural da Serra da Malcata, o encanto desta vila reside na sua zona histórica, que conduz os visitantes até ao imponente castelo. As ruas estreitas de Sabugal “convidam a perder-se num labirinto de pedra, história e tradição, onde a cada esquina se escondem segredos e lendas de outros tempos”.
A rua Dom Dinis marca o limite da antiga cidadela e preserva vestígios da muralha medieval. Esta via estreita conduz até à rua da Porta da Vila, onde se encontra a Torre do Relógio, um ponto de referência para quem explora a vila.
Contudo, para a Condé Nast Traveler, o maior encanto de Sabugal reside no Castelo das Cinco Quinas, assim denominado devido à sua torre principal, sendo um dos edifícios medievais mais bem preservados de Portugal.
Além do património histórico, Sabugal é também um destino termal que vale a pena visitar. “A apenas 14 quilómetros da vila medieval encontram-se as Termas do Cró, um moderno balneário que aproveita os benefícios destas águas para todo o tipo de tratamentos corporais”, escreve a publicação. Este complexo termal conta ainda com um pequeno hotel rural, que combina conforto e acessibilidade, com um forte compromisso na defesa do ambiente.
Para os visitantes, a melhor lembrança desta vila medieval é o queijo. A fábrica local de queijos Torre oferece uma seleção que encanta os entusiastas deste produto. A Casa do Peguilho, uma queijaria situada junto à estação rodoviária, é altamente recomendada pela Condé Nast Traveler, assim como o restaurante Robalo, famoso pelo seu cabrito assado.
Assim, a pequena vila do Sabugal, com a sua rica história, ambiente acolhedor e património natural, emerge como um destino imperdível, não só para os portugueses, mas também para os visitantes internacionais que procuram autenticidade e encanto medieval.
Leia também: Vai reabrir um dos mais famosos espaços de diversão noturna do Algarve