O Cineclube de Tavira promove duas sessões especiais de cinema no Cinema NOS do Tavira Plaza, com exibições marcadas para os sábados de 19 e 26 de abril, às 11:00, destacando dois filmes premiados em festivais internacionais.
No sábado, 19 de abril, será exibido “Cão Preto”, realizado por Guan Hu. Esta produção chinesa, com 116 minutos, conta a história de Lang, um homem que, após dez anos na prisão, regressa à sua terra natal, no noroeste da China. A cidade, em ruínas e prestes a ser demolida para dar lugar a um novo complexo industrial, torna-se o cenário para o reencontro do protagonista com uma realidade transformada.
Lang encontra trabalho a capturar cães vadios, no âmbito dos preparativos para os Jogos Olímpicos de Pequim de 2008. No decorrer dessa missão, é mordido por um cão preto, considerado perigoso e com elevada recompensa pela sua captura. Isolados devido ao risco de raiva, homem e animal desenvolvem uma relação improvável, marcada por afecto, redenção e transformação pessoal.
Este filme venceu o prémio de Melhor Filme na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes 2024, bem como os prémios de Melhor Realização e Melhor Fotografia no Festival de Valladolid.

A 26 de abril, também às 11:00, será exibido “Girls Will Be Girls”, uma coprodução Índia-França, realizada por Shuchi Talati. Esta obra, com 118 minutos, é um drama de iniciação protagonizado por Mira, uma adolescente de 16 anos que frequenta um internato nos Himalaias. O filme retrata o despertar da sua sexualidade e a sua relação com Sri, um jovem por quem se apaixona. A descoberta do desejo entra em conflito com a relação difícil com a mãe, que nunca viveu a liberdade que agora vê na filha.
Este é o primeiro filme de Talati e também marca a estreia dos atores Preeti Panigrahi e Kesav Binoy Kiron. A obra foi duplamente premiada no Festival de Sundance 2024, recebendo o Prémio Especial do Júri e o Prémio do Público, na Competição Oficial de Cinema Mundial – Drama.
Leia também: Esta praia no Algarve é uma das mais limpas do mundo e o estacionamento é gratuito