O IPMA Tavira acolhe, desde o passado domingo, a “Escola de Verão” sobre “Serviços dos Geossistemas costeiros – O caso da Ria Formosa”.
O curso conta com a participação de 17 formandos, nacionais e estrangeiros, com formação na área das Ciências do Mar.

Este curso enquadra-se no âmbito do projeto “EDUCOAST – Uma Estação de Investigação em Geociências Costeiras para a promoção da educação baseada na natureza”, e aborda a resiliência das ilhas-barreira e o sequestro de carbono pelos sapais.
A “Escola de Verão” teve início formal esta segunda-feira com algumas palestras proferidas por investigadores convidados, que serviram de enquadramento ao tema dos geossistemas e geodiversidade, seguidas de uma visita guiada de barco pela Ria Formosa (espaço lagunar e litoral).
Na terça-feira, depois de uma palestra sobre o sequestro de carbono, os alunos tiveram oportunidade de fazer trabalho de campo, no sapal nas proximidades da Estação do IPMA, com recolha de sedimentos e vegetação e aquisição de parâmetros da água e topografia.

Os dados recolhidos foram processados pelos alunos no laboratório, incluindo a análise de matéria orgânica e carbono, bem como a construção do perfil topográfico.
No dia seguinte, os alunos estiveram na ilha barreira e no espaço lagunar onde, para além da observação dos sistemas, tiveram oportunidade de aprender a trabalhar com várias técnicas: levantamento aerofotogramétrico, batimetria por feixe simples e caracterização das correntes com ADCP.

O dia terminou com uma demonstração de um veículo submarino autónomo (AUV) sob a responsabilidade da equipa do LSTS.
A quinta-feira foi dedicada ao processamento dos dados obtidos no dia anterior.
Esta sexta-feira foi destinada à projeção da evolução de ambiente de sapal e da ilha barreira em contexto de alteração climática (subida de nível médio do mar).
A Escola de Verão terminará no sábado de manhã, com trabalhos de grupo e respetivas apresentações.

O projeto EDUCOAST é financiado pelo Programa Crescimento Azul das EEA Grants e assegura as despesas relacionadas com a frequência dos formandos.
Para além do IPMA e FCUL, participam neste projeto a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e o Centro Ciência Viva de Tavira.
Esta “Escola de Verão” contou também com o apoio da Câmara Municipal de Tavira, Clube de Tavira, Clube Náutico de Tavira, Deimos e LS Engenharia Geográfica.
Leia também: Conferência em Tavira vai falar sobre o impacto da alimentação na saúde, no desporto e no planeta