Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura, Nacional

Conferência em Tavira vai falar sobre o impacto da alimentação na saúde, no desporto e no planeta

Sessão conta com vários oradores de renome que vão esclarecer as dúvidas colocadas pelo público

10:05 11 Setembro, 2023 10:12 11 Setembro, 2023
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, vai acolher no dia 23 de setembro, entre as 15:30 e as 18:00, a conferência “O Impacto da nossa Alimentação – da Sustentabilidade aos Benefícios no Desporto: Será o Vegetarianismo uma Multisolução?”.

A sessão tem como oradores Elisa Nair Ferreira, Sónia Pires, Inês Lapa, Beatriz Beirão, Olena Starodubets e Manuel Moreira, que vão esclarecer dúvidas sobre o impacto da alimentação na saúde e no desporto, assim como no planeta.

“Hoje, a sociedade e o planeta encaram um dos maiores desafios da História – alimentar milhões de pessoas de forma sustentável e saudável. E a sociedade somos todos nós, os que queremos viver bem neste planeta, e que desejamos o mesmo para todos e para as gerações futuras”, destaca a organização.

A conferência é organizada pela Desafio Vegetariano Portugal e conta com a parceria do Município de Tavira e da Kombatefácil – Academia de Artes Marciais e Desportos de Combate.

Sobre os oradores

ELISA NAIR FERREIRA é advogada e oradora Internacional, participou como docente nos Cursos de Pós-graduação em Direito dos Animais da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É activista pela Causa Animal desde 2012. É co-fundadora e presidente da Associação Aliança Animal, onde é também coordenadora do Desafio Vegetariano, e pratica Wing Chun.

SÓNIA PIRES é licenciada em Direito, Pós-graduada em Direitos Humanos e Democracia, pela FDUC, e Pós-graduada em Direito dos Animais pela FDUL. É vereadora na Câmara Municipal de Tavira desde 2021, tendo como áreas o Ambiente, Assuntos Administrativos e Jurídicos, apresentando um vastíssimo currículo com cargos de relevo em Instituições como a Direcção de Serviços de Relações Internacionais da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), a Amnistia Internacional Portugal, entre muitas outras.

INÊS LAPA é nutricionista, com formação profissional em Alimentação e Suplementação e em Nutrição e Culinária Ayurvédica. É também formadora, realizando wokshops e palestras para várias Instituições. É praticante assídua de Yoga e cycling, e trabalha com a Associação Aliança Animal, sendo Nutricionista e Mentora do Desafio Vegetariano.

BEATRIZ BEIRÃO é nutricionista, com formações no âmbito da nutrição no desporto, entre elas, formação de nutrição vegana no desporto. Frequentou o curso pós-graduado em Nutrição no Desporto pela NOVA Medical School e tem experiência profissional no âmbito do desporto recreativo e de alto rendimento. É também nutricionista voluntária no Desafio Vegetariano.

OLENA STARODUBETS é atleta natural, vegana há mais de seis anos, Campeã Wellness, nacional e internacional, com 4 competições IFBB, 4 medalhas de ouro (3 Nacionais e 1 Internacional) e 5 Troféus de Primero Lugar ( 4 Open + 1 Owerall). É reconhecida mundialmente, contando com mais de 2 milhões de seguidores no seu canal de Youtube, e foi mãe recentemente de uma menina linda e saudável.

MANUEL MOREIRA tem licenciatura e mestrado em Música. Motivado pelo desafio de construir massa muscular com uma alimentação estritamente vegetal, é vegano há 6 anos, e, como atleta já competiu duas vezes na modalidade de Culturismo Natural e estreou-se no Powerlifting em Julho de 2023, onde conseguiu um total de 587,5 kg. Em 2022 criou a Myo Physique, prestando serviços de acompanhamento on-line, ensinando os fundamentos do treino e da alimentação.

PROGRAMA

15:00 – Recepção | Coffee Opening

15:30 – Abertura

Ana Paula Martins | Presidente da Câmara Municipal de Tavira

Miguel Pires | Representante da Kombatefácil

Elisa Nair | Coodenadora do Desafio Vegetariano

15:45 – Conversa

“O Impacto da nossa Alimentação no Planeta, e o que está nas nossas mãos fazer”

Elisa Nair @elisanair| Coodenadora do Desafio Vegetariano

Sónia Pires @kohheart | Vereadora da Administração, Ambiente e Assuntos Jurídicos

16:10 – Mesa redonda

“O Impacto da nossa Alimentação na Saúde e no Desporto – Será o Vegetarianismo saudável?”

Inês Lapa @ineslaparibeiro| Nutricionista

Olena Starodubets @olena.starodubets| Atleta

Manuel Moreira @manuelvegano_ | Atleta

Beatriz Beirão @beatrizbeirao| Nutricionista

Elisa Nair | Moderadora

17:00 – Q&A – Perguntas do público aos oradores

17:20 – Encerramento

17:30 – Coffee Closing

Homem com dinheiro na mão.
Economia Nacional

Quem ganha até este valor por mês não vai pagar IRS em 2027: Governo aumenta limite

21:40 10 Outubro, 2026 16:20 10 Outubro, 2026

A proposta do Orçamento do Estado aumenta o mínimo de existência e atualiza em 3,88% os limites dos nove escalões de IRS

Algarve Cultura

Tavira celebra 20 anos da Biblioteca Álvaro de Campos com ciclo sobre livro antigo

08:00 11 Outubro, 2026 19:01 9 Outubro, 2026

Dois dias de programação aproximam o público do livro antigo e dos critérios usados para determinar a sua raridade e valor

Opinião Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Calor acima dos 30 ºC mantém-se em Portugal, mas há uma mudança à vista: chuva pode regressar neste dia

06:00 11 Outubro, 2026 13:21 10 Outubro, 2026

Portugal deverá continuar com temperaturas acima da média nos próximos dias, mas os modelos já sinalizam uma mudança com o regresso da chuva

Vista aérea da Ria Formosa.
Algarve Cultura

Já ouviu a expressão “Passar as passas do Algarve”? Conheça o significado e a origem que remete para o sul do país

09:20 10 Outubro, 2026 13:45 6 Outubro, 2026

A conhecida expressão portuguesa é usada para descrever momentos de grande dificuldade e tem uma explicação tradicional associada ao Algarve

Animais

Tem a cama do cão neste lugar? Veterinários dizem que pode estar a prejudicar o descanso do animal

17:20 10 Outubro, 2026 22:52 9 Outubro, 2026

Uma cama confortável não garante, por si só, uma boa noite de descanso ao seu cão. Veterinários explicam quais são os locais da casa que deve evitar

Algarve

“Caminharam sempre lado a lado”: Casal de 90 e 94 anos morre com um dia de diferença no Algarve

09:30 10 Outubro, 2026 22:57 9 Outubro, 2026

Depois de uma vida inteira lado a lado e da perda de quatro filhos, o casal faleceu com poucas horas de diferença em São Bartolomeu de Messines

Pessoas a passear num dia solarengo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Olá, ‘verão’? Calor regressa a Portugal continental neste dia e termómetros podem chegar aos 33 ºC e este será o dia mais quente

06:00 10 Outubro, 2026 12:16 9 Outubro, 2026

As temperaturas vão voltar a subir no início da próxima semana, com várias zonas acima dos 30 ºC: saiba qual será o dia com mais calor

Nacional

Milhares saem à rua em Lisboa contra o custo de vida: “Não dá mais para viver assim”

18:30 10 Outubro, 2026 18:14 10 Outubro, 2026

O aumento das rendas, os preços dos alimentos e as dificuldades em pagar as contas levaram milhares de pessoas às ruas de Lisboa

Vila Real de Santo António.
Algarve

Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer

18:40 10 Outubro, 2026 16:15 8 Outubro, 2026

Tapa algarvia, uma viagem internacional de barco e um passeio pelo centro histórico cabem num orçamento inferior a 10 euros

Poço-Cisterna Almóada, Silves.
Algarve Cultura

Durante séculos esteve escondida: esta estrutura com 18 metros de profundidade é única em Portugal e fica no Algarve

11:50 9 Outubro, 2026 10:53 9 Outubro, 2026

Em Silves, uma construção islâmica ficou entulhada durante séculos até ser redescoberta e revelar uma característica única no país

Compras no supermercado.
Nacional

Produto passou mais caro na caixa do que estava na prateleira? Saiba qual é o preço que deve pagar

21:20 9 Outubro, 2026 14:45 9 Outubro, 2026

O valor apresentado na caixa nem sempre coincide com aquele que estava indicado junto do produto

Europa Vida & Lazer

Vai viajar? Esta é a companhia aérea mais segura da Europa (há três low-cost entre as cinco primeiras)

18:20 10 Outubro, 2026 13:18 9 Outubro, 2026

Um novo índice analisou 20 das maiores companhias aéreas europeias e colocou uma transportadora grega no primeiro lugar

Tiago Grila. Crédito: DR
Vida & Lazer

“Fui buscar cocaína e a minha filha foi comigo”: Tiago Grila revela episódio que ainda o atormenta

12:13 10 Outubro, 2026 13:15 10 Outubro, 2026

Tiago Grila falou abertamente sobre a dependência de drogas e jogo e recordou um dos episódios que mais lamenta

Vida & Lazer

Tempera o tomate e come logo a seguir? Cozinheiros recomendam esperar estes minutos antes de o servir

20:30 10 Outubro, 2026 16:30 10 Outubro, 2026

Temperar o tomate e servi-lo imediatamente pode não ser a melhor opção. Cozinheiros recomendam deixá-lo repousar entre cinco e dez minutos

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

O seu carro pode estar a partilhar dados sem perceber: estudo revela o que está a ser enviado a terceiros

12:30 10 Outubro, 2026 12:58 9 Outubro, 2026

Um estudo analisou 21 automóveis e 30 aplicações associadas e encontrou ligações a empresas externas de publicidade e análise

Homem com dinheiro na mão.
Economia, Nacional

Quem ganha até este valor por mês não vai pagar IRS em 2027: Governo aumenta limite

21:40 10 Outubro, 2026 16:20 10 Outubro, 2026

A proposta do Orçamento do Estado aumenta o mínimo de existência e atualiza em 3,88% os limites dos nove escalões de IRS

Algarve, Cultura

Tavira celebra 20 anos da Biblioteca Álvaro de Campos com ciclo sobre livro antigo

08:00 11 Outubro, 2026 19:01 9 Outubro, 2026

Dois dias de programação aproximam o público do livro antigo e dos critérios usados para determinar a sua raridade e valor

Opinião, Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Calor acima dos 30 ºC mantém-se em Portugal, mas há uma mudança à vista: chuva pode regressar neste dia

06:00 11 Outubro, 2026 13:21 10 Outubro, 2026

Portugal deverá continuar com temperaturas acima da média nos próximos dias, mas os modelos já sinalizam uma mudança com o regresso da chuva

Vista aérea da Ria Formosa.
Algarve, Cultura

Já ouviu a expressão “Passar as passas do Algarve”? Conheça o significado e a origem que remete para o sul do país

09:20 10 Outubro, 2026 13:45 6 Outubro, 2026

A conhecida expressão portuguesa é usada para descrever momentos de grande dificuldade e tem uma explicação tradicional associada ao Algarve

Animais

Tem a cama do cão neste lugar? Veterinários dizem que pode estar a prejudicar o descanso do animal

17:20 10 Outubro, 2026 22:52 9 Outubro, 2026

Uma cama confortável não garante, por si só, uma boa noite de descanso ao seu cão. Veterinários explicam quais são os locais da casa que deve evitar

Algarve

“Caminharam sempre lado a lado”: Casal de 90 e 94 anos morre com um dia de diferença no Algarve

09:30 10 Outubro, 2026 22:57 9 Outubro, 2026

Depois de uma vida inteira lado a lado e da perda de quatro filhos, o casal faleceu com poucas horas de diferença em São Bartolomeu de Messines

Pessoas a passear num dia solarengo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Olá, ‘verão’? Calor regressa a Portugal continental neste dia e termómetros podem chegar aos 33 ºC e este será o dia mais quente

06:00 10 Outubro, 2026 12:16 9 Outubro, 2026

As temperaturas vão voltar a subir no início da próxima semana, com várias zonas acima dos 30 ºC: saiba qual será o dia com mais calor

Nacional

Milhares saem à rua em Lisboa contra o custo de vida: “Não dá mais para viver assim”

18:30 10 Outubro, 2026 18:14 10 Outubro, 2026

O aumento das rendas, os preços dos alimentos e as dificuldades em pagar as contas levaram milhares de pessoas às ruas de Lisboa

Vila Real de Santo António.
Algarve

Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer

18:40 10 Outubro, 2026 16:15 8 Outubro, 2026

Tapa algarvia, uma viagem internacional de barco e um passeio pelo centro histórico cabem num orçamento inferior a 10 euros

Poço-Cisterna Almóada, Silves.
Algarve, Cultura

Durante séculos esteve escondida: esta estrutura com 18 metros de profundidade é única em Portugal e fica no Algarve

11:50 9 Outubro, 2026 10:53 9 Outubro, 2026

Em Silves, uma construção islâmica ficou entulhada durante séculos até ser redescoberta e revelar uma característica única no país

Compras no supermercado.
Nacional

Produto passou mais caro na caixa do que estava na prateleira? Saiba qual é o preço que deve pagar

21:20 9 Outubro, 2026 14:45 9 Outubro, 2026

O valor apresentado na caixa nem sempre coincide com aquele que estava indicado junto do produto

Europa, Vida & Lazer

Vai viajar? Esta é a companhia aérea mais segura da Europa (há três low-cost entre as cinco primeiras)

18:20 10 Outubro, 2026 13:18 9 Outubro, 2026

Um novo índice analisou 20 das maiores companhias aéreas europeias e colocou uma transportadora grega no primeiro lugar

Tiago Grila. Crédito: DR
Vida & Lazer

“Fui buscar cocaína e a minha filha foi comigo”: Tiago Grila revela episódio que ainda o atormenta

12:13 10 Outubro, 2026 13:15 10 Outubro, 2026

Tiago Grila falou abertamente sobre a dependência de drogas e jogo e recordou um dos episódios que mais lamenta

Vida & Lazer

Tempera o tomate e come logo a seguir? Cozinheiros recomendam esperar estes minutos antes de o servir

20:30 10 Outubro, 2026 16:30 10 Outubro, 2026

Temperar o tomate e servi-lo imediatamente pode não ser a melhor opção. Cozinheiros recomendam deixá-lo repousar entre cinco e dez minutos

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

O seu carro pode estar a partilhar dados sem perceber: estudo revela o que está a ser enviado a terceiros

12:30 10 Outubro, 2026 12:58 9 Outubro, 2026

Um estudo analisou 21 automóveis e 30 aplicações associadas e encontrou ligações a empresas externas de publicidade e análise

Últimas Notícias

  • Tavira celebra 20 anos da Biblioteca Álvaro de Campos com ciclo sobre livro antigo
    Tavira celebra 20 anos da Biblioteca Álvaro de Campos com ciclo sobre livro antigo
  • Calor acima dos 30 ºC mantém-se em Portugal, mas há uma mudança à vista: chuva pode regressar neste dia
    Calor acima dos 30 ºC mantém-se em Portugal, mas há uma mudança à vista: chuva pode regressar neste dia
  • Quem ganha até este valor por mês não vai pagar IRS em 2027: Governo aumenta limite
    Quem ganha até este valor por mês não vai pagar IRS em 2027: Governo aumenta limite
  • Tempera o tomate e come logo a seguir? Cozinheiros recomendam esperar estes minutos antes de o servir
    Tempera o tomate e come logo a seguir? Cozinheiros recomendam esperar estes minutos antes de o servir
  • Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer
    Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer

Opinião

  • A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 
    A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 
  • Podemos perder a Constituição sem rasgar uma página | Editorial de Henrique Dias Freire
    Podemos perder a Constituição sem rasgar uma página | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Doença hepática: porquê referenciar para cuidados paliativos? | Por Hugo Oliveira
    Doença hepática: porquê referenciar para cuidados paliativos? | Por Hugo Oliveira

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália
    Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália
  • Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro
    Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal