Considerando o surgimento da variante Omicron que despoletou um aumento do número de infeções à escala global, e dada a proximidade do evento que não permite o planeamento atempado da sua programação, a Câmara Municipal de Loulé decidiu cancelar a edição de 2022 do desfile do Carnaval de Loulé.
Apesar deste ser o segundo ano consecutivo em que o desfile alegórico não irá sair para a rua, a autarquia afirma em comunicado que “está a ponderar a realização de iniciativas que reforcem a importância deste evento, mas que não coloquem em causa a segurança sanitária da população”.
“Tomamos, uma vez mais, esta decisão difícil, cientes de que este é o caminho certo porque o Carnaval é um evento propício ao contacto social, pois, reúne anualmente uma média de 70 mil visitantes, e esta nova variante é extremamente contagiosa, o que, de certo, poderia levar a um aumento da propagação do vírus no concelho de Loulé, algo que queremos evitar a todo o custo. Ao cancelarmos o nosso desfile, priorizamos a saúde da nossa comunidade”, considera o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.