De forma a assinalar a viagem inaugural do primeiro “Caminho Marítimo de Santiago” em Portugal, a Caravela Vera Cruz vai estar atracada e aberta ao público no porto de Vila Real de Santo António, até à próxima sexta-feira.
Esta quarta-feira, a embarcação pode ser visitada até às 20:00 e na quinta e sexta-feira, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 19:00.
Construída no início do século para celebrar os 500 anos da descoberta do Brasil, a embarcação constitui uma réplica exata das antigas caravelas portuguesas.
O projeto “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal” pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da mítica “Barca de Pedra” que terá transportado o corpo do Apóstolo Santiago até à Galiza, navegando entre os locais que estão historicamente associados ao culto e à Ordem de Santiago – os Portos de ligação forte com Santiago.
O cruzeiro inaugural do novo e primeiro “Caminho Marítimo de Santiago” em Portugal tem a partida agendada para o próximo sábado, às 09:00, no porto de Vila Real de Santo António.
O cruzeiro será composto por cerca de 20 embarcações (veleiros convidados), entre as quais a Caravela Vera Cruz, que será a Estrela Polar que irá “conduzir” o cruzeiro inaugural até Pádron.
O percurso de 12 quilómetros que liga Pádron a Santiago de Compostela será feito a pé pelos viajantes nautas.