O livro “Café Filosófico. O Som do Pensamento”, da autoria de Maria João Neves, vai ser apresentado no próximo dia 24 de maio, pelas 17:30, na Biblioteca Municipal de Faro, e no dia seguinte, pelas 18:00, na Biblioteca Municipal de Tavira.
A apresentação vai ser feita por Eduardo Vaz, poeta, ator e músico, impenitente enamorado das palavras, da música e das artes plásticas, na partilha dos encontros. Foi diplomata, professor, sociólogo e gestor de programas nos domínios educativo, social e cultural.
A obra consiste numa seleção de crónicas publicadas mensalmente pela autora, entre 2015 e 2022, no Caderno de Artes & Letras Cultura.Sul, com edição em papel no jornal POSTAL do ALGARVE.
O prefácio é da autoria de Adriana Freire Nogueira, diretora regional de Cultura do Algarve, que refere como “Somos uns privilegiados, no Algarve, por podermos participar nos Cafés Filosóficos promovidos, há vários anos, por Maria João Neves. Porque esta modalidade de prática filosófica, iniciada na última década do séc. XX (mas com inspiração na antiguidade), não é comum em Portugal.”
“Com uma sólida formação académica em filosofia e artes, como o seu extenso curriculum atesta, Maria João Neves, desde cedo, entendeu a filosofia como útil: pensamentos, teorias, reflexões, análises saíram dos livros e salas de aula, para entrarem nos consultórios de prática filosófica”, afirma a diretora regional de Cultura do Algarve.
Adriana Freire Nogueira considera ainda que “os seus escritos no Cultura.Sul, agora reunidos nesta seleção, são artigos despretensiosos, dirigidos a um público abrangente, onde se percebe o propósito de levar o leitor a questionar, a argumentar, a querer saber mais”.
Para Jon Borowicz, pioneiro da Prática Filosófica e professor de Filosofia na Milwaukee School of Engineering E.U.A, “os Cafés Filosóficos são tão variados quanto os filósofos que os moderam. Os textos deste volume refletem a rica diversidade de experiências e interesses desta filósofa dedicada à prática filosófica. Maria João Neves é única no campo emergente da prática filosófica. (…) A originalidade dos tópicos aqui representados atesta a visão, a perspicácia e o rigor de uma fenomenologista”.
Maria João Neves é doutorada em Filosofia Contemporânea com uma tese sobre o pensamento de María Zambrano, e pós-doutorada em Musicologia sendo Investigadora da Universidade Nova de Lisboa (CESEM).
É professora auxiliar convidada na Universidade do Algarve e escreve mensalmente para o Cultura.Sul os textos que servem de pretexto para os seus Cafés Filosóficos. Apaixonada pela Filosofia e pelas Artes, Maria João Neves alia à atividade académica o ensino de Yoga Vinyasa Flow, Yoga Aéreo e Meditação.