Durante a edição de novembro dos WallRide Sundays, eventos impulsionados pela Associação WallRide no último domingo de cada mês, no skatepark de Faro, as comunidades do grafiti e do skate juntaram-se no skatepark de Faro para uma reabilitação visual do espaço.
“O espaço público havia sofrido anos de negligência e abandono, que haviam resultado num ambiente visual que causava desconforto aos seus utilizadores regulares, comprometendo também a integridade funcional de algumas rampas e obstáculos”, explica a associação em comunicado.
A associação WallRide já havia intervencionado no espaço ao longo do seu primeiro ano de trabalho, mas reconheceu “a legitimidade da comunidade local do grafiti utilizadores secundários do mesmo”. Assim, o evento serviu para “expandir as já existentes pontes entre ambas comunidades, de modo a garantir a funcionalidade na ótica desportiva assim como a integridade estética do skatepark de Faro”.
No coração desta parceria “está um generoso donativo de tintas próprias por parte do fabricante e distribuidor de tintas CIN, que respondeu ao apelo da associação sem fins lucrativos WallRide na sua missão de devolver o skatepark ao público geral, enquanto promove boas práticas de cidadania, ações sociais, educativas e desportivas”.
O estreito relacionamento entre as culturas do grafitti e do skate sempre foi evidente nos espaços partilhados por ambos, mas as novas tendências, especialmente no mundo do skate, ditam que essa mesma relação seja repensada nos confins dos skateparks.
O envolvimento de artistas como o SEN, RES, Pierre Levert, SAUK, IODA, SAMIRO, PORS (entre outros), foi central para a concretização da primeira de várias fases de um projeto de larga-escala, que visa conciliar o bem-estar dos utilizadores do espaço com a elevação da legitimidade artística de artistas locais.
A WallRide, associação pioneira de skate no Algarve, explica que quer “continuar a expandir o seu trabalho de reabilitação de infraestruturas públicas em Faro, e onde for necessário; apostando também na formação de gerações futuras com a sua Escola de Skate, assim como a proteção e apoio a minorias e projeção da comunidade do skate Algarvio, através dos seus departamentos WallRide Community, South Girl Skate, e revista LODO Zine“.