A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) vai lançar no sábado no salão nobre da Câmara de São Brás de Alportel o projeto Rota Literária do Algarve, que pretende oferecer “um olhar diferenciado sobre a região”.
Em comunicado, a DRCAlg refere que a rota, desenvolvida pela Universidade do Algarve, “pretende oferecer um olhar diferenciado sobre a região, já que a grande maioria destes itinerários sugere localidades do interior algarvio, bem como combater a sazonalidade do turismo na região, ao mesmo tempo que promove a literatura portuguesa”.
Esses percursos têm como ponto de partida textos literários de autores algarvios e de outros que referiram o Algarve nas suas obras, sendo estabelecida “uma relação entre estas referências e o espaço físico que gerou lugares literários, posteriormente organizados e interligados através de narrativas que estabelecem a coerência entre pontos de paragem”.
Os itinerários literários estarão disponíveis gratuitamente, através de um website, em quatro línguas (português, inglês, francês e espanhol) e a cada um deles corresponderá uma brochura e um percurso sinalizado no terreno, para que o visitante o possa realizar autonomamente.