A programação cultural de verão arranca em Vila Real de Santo António, no dia 1 de julho, às 21:30, com o espetáculo de rua “Mutabilia”. Este junta circo contemporâneo e teatro físico, em plena Avenida da República (frente à capitania).
“Mutabilia” é uma performance assente numa estrutura cenográfica minimalista, mutante e rotativa. Inspirada numa ideia de “casa”, a sua forma altera-se ao longo do espetáculo devido ao seu movimento.
O trabalho acrobático assenta em técnicas de equilíbrio, suspensão, forças combinadas e acrobacia aérea, através das quais se fundem códigos da dança e do teatro.
A cenografia contém aspetos intrínsecos à dramaturgia da criação, partindo de princípios relacionados com a instabilidade do nosso tempo, refletindo, simultaneamente, sobre o nosso comportamento e estados emocionais, em espaço público, privado e íntimo.
Os dois intérpretes de “Mutabilia”, Carlos Campos e Fábio Constantino, representam o plural e o singular. Ambos são um e o outro ao mesmo tempo. Luz e sombra. Como uma imagem arrastada no papel fotográfico dos dias, que procura a imaginária alquimia da unidade das coisas.
“Mutabilia” é uma produção do Teatro do Mar, com conceito, direção e dramaturgia de Julieta Aurora Santos. A entrada é livre.
Teatro do Mar nasceu em 1986
O Teatro do Mar surge em Sines, a 8 de março de 1986, pela sua diretora artística e encenadora, Julieta Aurora Santos, e pelo ator e encenador Vladimir Franklin.
A companhia desenvolve assim um trabalho de investigação e criação particularmente vocacionado para o espaço público (teatro de rua). Assim, cruza o teatro físico com o circo, a dança, as formas animadas, a música original e as novas tecnologias do vídeo.
Em suma, já realizou diversas apresentações em festivais, nacionais e internacionais, cativando milhares de espetadores.