Portugal participou na primeira edição das WEOI, as Western-European Olympiad in Informatics, que decorreram no passado dia 17 de junho.
A participação foi completamente remota (como permitido nesta edição). A prova decorreu este sábado e participaram 58 concorrentes de 10 países: Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Suíça.
No concurso participaram: Tiago Sousa – 12º ano da Escola Secundária de São João do Estoril, Luís Barbosa – 12º ano da Escola Secundária Júlio Dantas (Lagos), Laura Muliar – 11º ano Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, Tomás Faria – 10º ano do Colégio Moderno (Lisboa), Diego Ferreira – 11º ano do Escola Secundária de Pinhal Novo e Pedro Peixoto – 12º ano da Esc. Sec. Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves (Porto).
Alunos foram selecionados durante um estágio online organizado pelo professor Pedro Ribeiro
Os seis alunos que participaram (o máximo permitido por país) foram selecionados durante um estágio online organizado pelo professor Pedro Ribeiro. Os olímpicos portugueses obtiveram excelentes resultados, tendo conquistado 3 medalhas de bronze: Tiago Sousa, Tomás Faria e Luís Barbosa.
A prova foi assim um excelente meio de ganharem experiência internacional e a APDSI tenciona continuar a participar no futuro. Há a ambição de o fazer presencialmente: em 2024 será no Reino Unido e em 2025 na Itália.
Os alunos contaram com a ajuda de toda a equipa que os acompanha cientificamente, com especial ênfase no trabalho do Pedro Paredes, da Universidade de Princeton.
No caminho olímpico segue-se ainda a Prova de Seleção (programada para ser presencialmente no dia 30 de junho). Onde v selecionados os quatro olímpicos que representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI) que este ano serão na Hungria.
No fim de semana de 8 e 9 de julho haverá portanto participação remota no CIIC (Concurso Ibero-Americano de Computação). Em 2021, Portugal conseguiu uma medalha de ouro e duas menções honrosas no concurso.
Ao professor Pedro Ribeiro, impulsionador desta atividade e um dos vencedores das Olimpíadas Nacionais de Informática do seu tempo, a APDSI agradece. Em suma, por dispor do seu tempo pessoal para levar a cabo esta atividade junto com a APDSI. Assim como acompanhar os alunos desde o início e permitir-lhes usufruir da excelência de um professor que jovem venceu uma edição das ONI..
Esta iniciativa conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e do Ministério e com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian, NTT Data, Ciência Viva e Fundação para a Ciência e Tecnologia, assim como com os apoios da FCA – Editora de Informática e Porto Editora.