A Academia Sénior de Tavira vai promover, entre 22 e 26 de abril, uma semana com várias atividades relacionadas com as comemorações dos 50 anos de 25 de Abril.
Homenagear, durante uma semana, todos aqueles que contribuíram para o derrube do regime ditatorial do Estado Novo, é o objetivo dessa iniciativa.
A programação diária inclui a declamação de poesias de vários poetas da época. Na segunda-feira, dia 22, terá lugar a projecção dos filmes “Como era Portugal antes do 25 de Abril de 1974” e “Causa histórica do Salazarismo e do Estado Novo”.
Na terça-feira, dia 23 de abril, haverá a exibição dos filmes “Light my fire, (Portuguese Colonial war footage)” (Início da guerra colonial em Angola 1961), Portuguese Colonial war , Angola – Guiné – Moçambique, Guerra Colonial (Portuguese Colonial war 61-74) e Moçambique – Guerra Colonial.
Na quarta-feira, dia 24, o programa inclui os documentários “Últimas Palavras de Salgueiro Maia” – 1ª e 2ª parte”, “Do 25 de Abril de 1974 ao 25 de Novembro de 1975” e “Amílcar Cabral Revolucionário”.
Dia 26 de abril, sexta-feira, será apresentado o filme “Capitães de Abril”. As festividades encerram com a atuação da Tuna da Academia apresentando “canções de Abril”.
Todos os dias haverá um debate no fim de cada sessão.
A semana de comemoração dos 50 anos de Abril é aberta ao público em geral e começa todos os dias a partir das 15:00.
Leia também: ‘Viver, Lutar e Celebrar os 50 Anos do 25 de Abril’ na Casa Álvaro de Campos em Tavira