A Academia de Ballet Contemporâneo (ABC), de Vila Real de Santo António, fez-se representar com 17 alunas na International Ballet and Contemporary Dance Competiton “Domenico Modugno” (IBCDCDM), em Lecce – Itália, nos passados dias 15 e 16 de abril, tendo-se destacado entre os restantes participantes.
A IBCDCDM é uma das maiores competições internacionais realizada em terreno europeu, tendo como jurados professores e diretores das mais importantes escolas e companhias de dança europeias.
Este ano, a competição teve como jurados nomes como Oliver Matz, Stéphen Delattre, Roberta Fontana, Elek Tibor Zsolt, Juha Kirjonen, Erminia Gambarelli, Eriberto Verardi, Alexander Mishutin, Ruby Coletta, Tatiana Anton e Valentin Bartes.
O principal objetivo desta competição internacional é criar oportunidades para os jovens bailarinos se conectarem, serem observados e observarem outros bailarinos, professores e diretores de escolas e companhias de dança.
Apesar da vertente competitiva associada ao próprio nome, o objetivo fulcral da IBCDCDM é a formação, através da atribuição de bolsas de estudo em escolas profissionais europeias e através de prémios e apoios a jovens talentos.
A participação da Academia de Ballet Contemporâneo em competições internacionais não é uma estreia, desde que foi fundada em 2016, em Vila Real de Santo António, tendo já arrecadado, ao longo dos últimos anos, prémios em várias competições nacionais e internacionais.
A participação da ABC nesta competição internacional revelou-se igualmente gratificante, uma vez que arrecadou um total de seis prémios e nove bolsas de estudo.