No passado dia 5 de julho, a antiga Fábrica da Cerveja em Faro abriu as portas para mais uma edição do Mar Motto, o Festival que aborda e celebra o oceano e promove a sua conservação.
Organizado pela Sciaena, uma ONG de ambiente, com curadoria Dona Edite e apoio do município de Faro, o Mar Motto declara-se profundamente azul.
“No Fundo, azul” parte de um lugar de fragilidade, o fundo marinho, e fala-nos de temas como mineração em mar profundo, lixo marinho, alterações climáticas entre outros temas da atualidade. As obras expostas pertencem a André Carrilho, Batida, Confeere, Diogo da Cruz, Moradavaga, Só Fachada, entre muitos outros.
Para além da exposição que se distribui por todo o edifício, o festival apresenta uma programação cultural diversa que acontecerá nos próximos dias 19 e 21 de julho. Workshops, conversas, música e live painting serão apenas algumas das atividades.
No dia 19 de julho, pelas 18h00 haverá um Blue Drink #Arte #Conservação #Educação que juntará a artista Pitanga e a sociedade civil para conversar sobre o papel da arte e da educação na conservação do mundo marinho – O projeto LIXARTE marcará presença através da Joana Rocha, artista plástica.
No dia 20 de julho, a programação apresenta workshops para todas as idades: Animar o mar com Catarina Calvinho Gil, Imprimindo o mundo marinho com Joana Rosa Bragança, Uma espécie de mar com Nicole Lissy da Amarelarte e Oceano de histórias, um atelier de escrita criativa com Joana Bértholo e Ana Matias. Nesse mesmo dia, haverá um Blue Drink “No Fundo, arte” com alguns dos artistas cujas obras estão expostas.
Ainda durante estes dias fará parte da programação demonstrações de skate pela Wallride, música com o Grand Master Dre, Hip Hop, uma sessão de microfone aberto e live act.
No dia 21 de julho acontecerá ainda o workshop Cabeça, coração e estômago – almoço em 3 passos para evitar o desperdício alimentar com Vasco Prudêncio, do restaurante A Venda.
Depois de quase um mês de exposição e atividades, o Mar Motto fechará portas no dia 27 de julho em parceria com mais uma edição do Artists & Fleas da associação Môçes, que contará como habitualmente com artistas e artesãos locais e programação musical.
Mais informações e atualizações AQUI.
MANIFESTO
AVISO À POPULAÇÃO
É urgente agitar as águas, levantar ondas, criar algumas tempestades. Manter a inquietude, ficar alerta, ir aprendendo a gerir certos estados de emergência e de imergência.
Recomendamos que abalem sem fugir, batam o pé. A atividade “císmica” pode tornar-se intensa, por teimosia, e é natural que a terra trema, o mar se revolte e a gente também. Em situações como esta podem ocorrer períodos de agitação legítima, contra-correntes, ventos fortes, por vezes radicais, livres.
Em situações como esta, falar, pintar, escrever, desenhar, documentar, pensar, olhar podem ser primeiros socorros. Pode ser uma saída, no fundo, azul.
Em situações como esta, à cautela, importa não ficar em casa. Parece-nos um bom plano.
Organização @sciaena
Curadoria @donaedite_
Apoio @municipiodefaro, @sraf_artistas
Parceiros @wallride.pt, @wallride_sk8school, @lodo.zine, @moces.pt, @artistsandfleas, @lac_associacao_cultural, cau_cortem, @ccmar.algarve, The Big Green
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram