“Belas Silenciosas – Plantas invasoras” é como se intitula a exposição de pintura que Maria Manuela Santos apresenta na galeria de exposições da Direção Regional do Algarve do IPDJ, em Faro, até 21 de outubro.
A artista regista um conjunto de belas espécies vegetais que nos rodeiam no dia-a-dia, à semelhança das imagens femininas que ocultam a sua beleza através de um véu que silenciosamente vão proliferando e ocupando espaço, cada vez mais.
Simples pinturas (30X40) impregnadas de tonalidades fortes e formas “vivas” reconhecíveis, que “gritam” à consciência de cada um de nós, para dar a conhecer e alertar para a necessidade de preservar habitats e espécies vegetais autóctones e “lutar” contra um problema que desequilibra os ecossistemas, afeta a biodiversidade negativamente – as plantas invasoras.
Maria Manuela Santos, nasceu em 1963, em Angola, frequentou a Universidade de Évora onde estudou Arquitetura Paisagista. Não seguiu o caminho das artes mas estudou ciências naturais e hoje conjuga assim, a natureza e a arte.
A Exposição “Belas Silenciosas – Plantas invasoras”, de Maria Manuela Santos está integrada no programa de atividades da SEIVA 2020 Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental, promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente, através da sua ARH do Algarve (APA-ARH Algarve) no âmbito do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água” cujo tema proposto é: “Água e Biodiversidade – Da teoria à Prática” e pode ser visitada na Galeria de Exposições da Direção Regional do Algarve do IPDJ, I.P., na rua da PSP, em Faro, de segunda a sexta, das 10:00 às 17:00.