O músico Tiago Bettencourt edita no final deste mês o álbum “2019 rumo ao eclipse”, que o levará a uma série de concertos intimistas pelo país, para uma plateia reduzida.
De acordo com a promotora, os concertos serão “uma conversa sobre as palavras, sons e histórias à volta do sétimo disco” de carreira de Tiago Bettencourt.
Do novo álbum, o músico já revelou os temas “Trégua”, “Dança” e “Imaginei”.
A série de concertos, que será para uma audiência que varia entre as 20 e as 50 pessoas, começa no dia 19 no Cineteatro Louletano, em Loulé.
Seguir-se-ão concertos em Beja (dia 20), Évora (dia 21), Aveiro (dia 22), Leiria (dia 26), Torres Novas (dia 27), Albergaria-a-Velha (dia 28) e Águeda (dia 29).
Músicos portugueses desafiados a comporem em 48 horas
Oito músicos e produtores portugueses foram desafiados a trabalharem em duplas para compor uma música em 48 horas, e o resultado será conhecido em dezembro num evento virtual, foi hoje anunciado.
O projeto chama-se “Betclic Play Minds” e é apresentado como “um evento de realidade virtual em que artistas, público e apresentadora, a artista Surma, irão interagir através de avatares”.
Nesta primeira edição, as duplas criativas serão compostas por Selma Uamusse com DJ Marfox, Tiago Nacarato com a ‘rapper’ Capicua, PZ com Da Chick e Xinobi com Marta Ren.
A dupla vencedora receberá “uma bolsa de criação” por parte da Betclic, no valor de cinco mil euros.
O público “poderá contribuir com um valor para uma segunda bolsa que será dividida entre os restantes artistas”.
Livro ilustrado “Contos para uma nova realidade” editado em Portugal
Quatro histórias para os mais novos, ambientadas num quotidiano já marcado pela pandemia da covid-19, integram o livro “Contos para uma nova realidade”, da autora espanhola Begoña Ibarrola, a editar esta semana em Portugal.
O livro, editado pela Texto, retrata a vida de quatro crianças – Lucas, Valentina, Sara e Fábio – num contexto recente, de novas regras, novas rotinas, novos medos relacionadas com a covid-19.
Com ilustrações de Marisa Morea, o livro pretende ser “um guia para pais e professores sobre a melhor forma de ensinar os miúdos a gerir emoções, ultrapassar medos e voltar às rotinas sem grandes problemas”.
Begoña Ibarrola tem mais de 200 obras publicadas, é psicóloga e durante 15 anos foi terapeuta infantil.
Museu do Oriente inaugura exposição-testemunho “Fotografia em Tempo de Emergência”
A exposição “Fotografia em Tempo de Emergência”, de Miguel Furtado Martins, é inaugurada no Museu do Oriente, em Lisboa, no próximo dia 23, onde ficará patente até 16 de novembro, com imagens captadas em tempos de pandemia.
“É a nova realidade, trazida pela pandemia que fez parar o mundo” e “uma vez decretado o estado de emergência, Miguel Furtado Martins, psicólogo forense de formação e apaixonado pela fotografia, viu-se confinado entre a casa e o trabalho, em circunstâncias que despertaram inevitavelmente o seu interesse por registar o que estava a viver e a ver viver”, lê-se na apresentação da mostra.
Miguel Furtado Martins nasceu em Lisboa há 30 anos, é licenciado em Psicologia Forense e da Exclusão Social, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), tendo realizado o seu estágio curricular no Estabelecimento Prisional da Polícia Judiciária de Lisboa e profissional na Associação para Serviços de Apoio Social, onde atualmente exerce funções. A fotografia, segundo o museu, “surge-lhe como meio privilegiado de expressar e comunicar”.
Reedição de obra de Freitas Branco sobre Beethoven
O compositor Ludwig van Beethoven, nascido há 250 anos, em Bona, na Alemanha, foi apontado pelo maestro e compositor Luís de Freitas Branco como “um dos maiores compositores de todos os tempos”, numa biografia histórica publicada na década de 1940, agora recuperada.
A Editorial Caminho reeditou esta semana a biografia que Freitas Branco (1890-1955) escreveu sobre Beethoven (1770-1827), e na qual sublinha que o Mestre de Bona “exerceu uma ação transformadora na música do seu tempo, abrindo caminho para um dos períodos mais prolíferos e mais brilhantes da história da música, o romantismo”.
O livro agora publicado, “Beethoven Vida e Personalidade”, reúne dois títulos de Freitas Branco sobre o autor de “Ode à Alegria”: “A Vida de Beethoven” (1943) e “Ensaios Beethovianos” (1947), saídos na Biblioteca Cosmos, de Bento Jesus Caraça (1901-1948).
“Beethoven Vida e Personalidade” regressa às livrarias quando passam 130 anos sobre o nascimento de Luís de Freitas Branco, ocorrido em Lisboa em 12 de outubro de 1890.