Tavira volta a receber, entre 15 de outubro e 30 de novembro, a Festa de Anos de Álvaro de Campos, onde não vão faltar espetáculos, exposições, cinema e sessões de poesia em vários espaços de Tavira e online.
Pelo quinto ano consecutivo a associação cultural Partilha Alternativa coordena esta celebração com a participação de estudantes, empresas e muitas outras associações culturais de Tavira, artistas locais e não só.
Conforme explica a Partilha Alternativa “o objetivo desta celebração, além de homenagear um autor importante, é apresentar ao público artistas de Tavira, profissionais e não-profissionais. Para desenvolver uma infraestrutura artística e cultural saudável, os artistas merecem um apoio sólido da cidade onde vivem e trabalham, mas também precisam ser vistos”.
Assim, já na próxima quinta-feira serão inauguradas as exposições “Caras, perfis e Gestos”, na Artesis Galeria (exposição coletiva de artes visuais); “In Citações | E a Cabra”, de Isabel Macieira, na Casa Álvaro de Campos (artes visuais); “Tudo é novo onde fui velho”, de Jorge Jubilot, na Casa Álvaro de Campos (fotografia); “Notas sobre Tavira”, no Museu Casa Fotografia Andrade (fotografias do acervo da família Andrade); “Pessoa(s) de Tavira”, de Rui Cansado Guedes, no Clube de Tavira (exposição documental) e “Um retrato de mãe”, de Carlos Fonseca Martins, na Galeria Tavira D’Artes (pintura).
A exposição de fotografia “Escolhas”, de A | Nafa, pode ser vista online entre 31 de outubro e 30 de novembro.
Entre 16 e 30 de Novembro, a Casa das Artes de Tavira acolhe “Quantas Máscaras Usamos”, uma exposição multidisciplinar de alunos das escolas de Tavira, que pode ser vista entre as 17 e as 19:30 horas (com visitas limitadas)
Ainda próxima quinta-feira, 15 de outubro, é tempo de desfrutar de “A mesa posta com mais copos | Doce Pessoa” em diveros horários e restaurantes de Tavira. Terá início o “Momento de poesia”, na Rádio Gilão (94.8), que decorre até final do mês de outubro, sempre às 11 horas; assim como a iniciativa “Versos a Giz”, que realiza-se até ao final do mês de Novembro em vários locais.
Na próxima sexta-feira, decorrerá um Café Filosófico, no Nó de Gosto, promovido pela filósofa Maria João Neves, sobre “Fernando Pessoa e o Racismo”.
Entre 31 de outubro e 30 de novembro, a rubrica “Um Mês de Poesia” está de volta ao Postal do Algarve online, que publica desde o início da Festa uma coleção de poemas selecionados por um colaborador diferente. Este ano a Partilha Alternativa não indicou um responsável único para esta escolha, mas pediu a todos os participantes da Festa que elegessem um poema. Por vezes é uma escolha pessoal, outras vezes é uma escolha quase institucional, pois reflete a própria atividade do participante.
No próximo dia 6 de Novembro, pelas 18 horas, o ator Adérito Lopes apresentará a sua tese de doutoramento “Uma Interpretação de Pessoa: Manual de um Ator”, online através do Facebook da Festa.
O programa da festa está disponível aqui.
Na página de Facebook da Festa encontra informações detalhadas sobre os espetáculos.