Os radares de velocidade fixos são aqueles que estão montados num pórtico e cuja presença está devidamente assinalada. Estes emitem ondas eletromagnéticas que permitem calcular a velocidade a que os veículos circulam. Apesar de os condutores terem uma maior preocupação em saber onde estão os radares móveis, divulgamos agora as estradas algarvias que têm radares fixos instalados, para o caso de querer informar-se com maior antecedência.
Lista dos radares de velocidade fixos instalados nas estradas algarvias, segundo o Razão Automóvel:
A2 – Freguesia de Paderne (Albufeira), ao km 233,114;
EN125 – Freguesia de Lagoa (Lagoa), ao km 49,575;
EN125 – Freguesia da Guia (Albufeira), ao km 68,650;
EN125 – Freguesia de S. Pedro (Faro), ao km 102;
EN125-10 – Freguesia de Montenegro (Faro), ao km 1,430.
Quais os valores das multas por excesso de velocidade?
Recorde-se que a condução em excesso de velocidade tanto dá origem a uma multa, como à inibição de conduzir e perda de pontos na carta de condução. O valor da coima varia consoante a velocidade praticada. Se conduzir um automóvel ligeiro, as multas por excesso de velocidade começam nos 60 euros e podem ir até aos 2.500 euros.
Quanto à perda de pontos na carta de condução, se praticar uma contraordenação grave ser-lhe-ão retirados 2 pontos ao título de condução, sendo que no caso das contraordenações muito graves são subtraídos 4 pontos no seu documento.
Estamos perante uma contraordenação grave quando o condutor de um motociclo ou automóvel ligeiro excede em mais de 30 km/h o limite de velocidade, fora das localidades, e em mais de 20 km/h, dentro das localidades. Por outro lado, estamos perante uma contraordenação muito grave quando esse mesmo condutor excede em mais de 60 km/h o limite de velocidade, fora das localidades, e em mais de 40 km/h, dentro das localidades.
Leia aqui: Esta ilha do Algarve é considerada as “Maldivas portuguesas”