Os radares de velocidade fixos são aqueles que estão montados num pórtico e cuja presença está devidamente assinalada. Estes emitem ondas eletromagnéticas que permitem calcular a velocidade a que os veículos circulam. Apesar de os condutores terem uma maior preocupação em saber onde estão os radares móveis, divulgamos agora as estradas algarvias que que têm radares fixos instalados, para o caso de querer informar-se com maior antecedência.
Lista dos radares de velocidade fixos instalados nas estradas algarvias (Razão Automóvel):
A2 – Freguesia de Paderne (Albufeira), ao km 233,114;
EN125 – Freguesia de Lagoa (Lagoa), ao km 49,575;
EN125 – Freguesia da Guia (Albufeira), ao km 68,650;
EN125 – Freguesia de S. Pedro (Faro), ao km 102;
EN125-10 – Freguesia de Montenegro (Faro), ao km 1,430.
Quais os valores das multas por excesso de velocidade?
Recorde-se que a condução em excesso de velocidade tanto dá origem a uma multa, como à inibição de conduzir e perda de pontos na carta de condução. O valor da coima varia consoante a velocidade praticada. Se conduzir um automóvel ligeiro, as multas por excesso de velocidade começam nos 60 euros e podem ir até aos 2.500 euros.
Quanto à perda de pontos na carta de condução, se praticar uma contraordenação grave ser-lhe-ão retirados 2 pontos ao título de condução, sendo que no caso das contraordenações muito graves são subtraídos 4 pontos no seu documento.
Estamos perante uma contraordenação grave quando o condutor de um motociclo ou automóvel ligeiro excede em mais de 30 km/h o limite de velocidade, fora das localidades, e em mais de 20 km/h, dentro das localidades. Por outro lado, estamos perante uma contraordenação muito grave quando esse mesmo condutor excede em mais de 60 km/h o limite de velocidade, fora das localidades, e em mais de 40 km/h, dentro das localidades.
Leia também: Luz do motor apareceu no painel do seu carro? Saiba o que pode ser e o que fazer