Com a crescente popularidade dos veículos elétricos (EV), surgem questões inevitáveis sobre a durabilidade das baterias, um dos componentes mais cruciais e dispendiosos destes carros. Embora os veículos elétricos modernos sejam projetados para ter uma vida útil comparável – ou até superior – aos automóveis a combustão interna, a questão central é: quanto tempo dura uma bateria de um carro elétrico antes de precisar de ser substituída?
A longevidade das baterias elétricas
A bateria de um carro elétrico está desenhada para durar entre 15 a 20 anos, o que coincide ou ultrapassa a vida útil média de um veículo com motor a combustão interna. No entanto, a sua eficiência não é eterna: ao longo do tempo, como nos explica a Executive Digest, sofrem uma degradação gradual devido a mudanças químicas e físicas que afetam a sua capacidade de armazenar carga.
Regra geral, considera-se que a vida útil de uma bateria de EV termina quando a sua capacidade desce para entre 70% e 80% do valor original. Contudo, com os avanços tecnológicos, muitos veículos conseguem manter um desempenho eficaz muito além deste limite.
Garantias e expectativas de desempenho
A maioria dos fabricantes automóveis oferece garantias de bateria com uma duração média de oito anos ou 160 mil quilómetros. No entanto, dados de utilizadores apontam para uma durabilidade real superior, sobretudo em modelos mais recentes que beneficiam de sistemas de gestão térmica e química avançados, capazes de reduzir a degradação.
Por exemplo, marcas como Tesla, BMW e Nissan têm relatado que as suas baterias mantêm níveis de desempenho muito estáveis ao longo de anos de utilização, tornando obsoleta a ideia de que um EV se torna inútil após uma década.
Custos de substituição da bateria
Embora a substituição completa da bateria seja uma das despesas mais significativas associadas aos veículos elétricos, esta pode não ser sempre necessária. Em muitos casos, é possível substituir apenas células ou módulos individuais danificados, o que reduz substancialmente o custo.
Quando uma substituição total é inevitável, os preços variam dependendo do modelo, da marca e do tamanho da bateria, bem como das condições do mercado local. Por exemplo, na Alemanha, os custos de substituição de uma bateria situam-se entre 4.500 e 18.600 euros. Modelos como o Tesla Model 3 tendem a ter substituições mais acessíveis em comparação com os Tesla Model S ou Model X, enquanto outras marcas como a Nissan ou BMW apresentam valores igualmente variados.
Apesar destes custos elevados, espera-se que os preços das baterias diminuam gradualmente, à medida que a tecnologia evolui e a produção em massa aumenta, tal como aconteceu com outros componentes tecnológicos ao longo das últimas décadas.
O impacto ambiental e económico
A durabilidade crescente das baterias, aliada à possibilidade de reparações modulares, não só ajuda a reduzir custos para os consumidores, como também desempenha um papel importante na economia circular. Quando uma bateria atinge o fim da sua vida útil num veículo, pode ser reciclada ou reutilizada em aplicações estacionárias, como sistemas de armazenamento de energia domésticos ou industriais.
As baterias de veículos elétricos estão a tornar-se mais duráveis e fiáveis do que nunca. Embora a sua substituição seja inevitável a longo prazo, os avanços tecnológicos e as opções de reparação modular estão a transformar o panorama económico e ambiental. Para os consumidores, a mensagem é clara: um carro elétrico não só é uma opção sustentável, como também uma solução cada vez mais robusta e económica para o futuro da mobilidade.
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