Muito são os condutores que ao longo da sua vida já foram apanhados pelos radares de velocidade. Uma curiosidade que sempre existiu é a de saber qual é a velocidade máxima que um radar de velocidade consegue captar.
Segundo o Auto ao Minuto, que procurou encontrar a resposta, não foi possível obter um número exato. Acredita-se que essa informação não esteja disponível por motivos de segurança, mas isso não impediu a mesma fonte de tentar fornecer uma resposta.
Em 2022, de acordo com dados fornecidos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), e citados pelo Auto ao Minuto, um condutor foi apanhado por um radar na A1 a uma velocidade exata de 284 km/h.
“Cruzando este registo com dados vindos de Espanha, percebemos que a velocidade máxima captada pelos radares pode chegar aos 320 km/h… tal como no país vizinho Isto porque, de acordo com o site Motor1, os radares da Guardia Civil espanhola asseguram que velocidades até aos 320 km/h são detetadas. Ou seja, em Portugal os números poderão ser semelhantes”, explica a mesma fonte.
De recordar que a condução em excesso de velocidade pode ser punida através de uma coima, para além de haver a possibilidade de perder pontos na carta de condução.
No caso de conduzir um automóvel ligeiro ou motociclo, se exceder os limites de velocidade dentro das localidades em mais de 20 km/h ou em mais de 30 km/h fora das localidades, estará a praticar uma contraordenação grave. Assim sendo, perderá 2 pontos na carta de condução.
Por outro lado, se exceder o limite de velocidade em mais de 40 km/h dentro das localidades e 60 km/h fora das localidades estará a praticar uma contraordenação muito grave. Neste tipo de situação, o condutor está sujeito a perder 4 pontos na sua carta de condução. De salientar que inicialmente cada condutor tem 12 pontos no seu título de condução.
Leia também: Esta praia fica no Algarve e é uma das maiores do país