As consequências de mudar para a marcha-atrás durante a condução variam consoante o tipo de caixa de velocidades do veículo, sendo automática ou manual. Esta ação pode não causar grandes problemas ou, pelo contrário, originar avarias dispendiosas. Nos veículos mais modernos com caixa automática, ao mover a alavanca para a posição de marcha-atrás (R) enquanto o carro está em movimento, a maioria dos sistemas apenas ativa a câmara traseira e desengata a transmissão do motor, funcionando como se estivesse em ponto morto (N). Assim, acelerar não influenciará o movimento do veículo.
Os fabricantes de automóveis incorporaram um mecanismo de segurança conhecido como inibidor de marcha-atrás para evitar danos. Este sistema impede que a caixa de velocidades passe para a marcha-atrás enquanto o carro está em andamento. Se, por acidente, o condutor tentar mudar de “Drive” (D) para “Reverse” (R), a transmissão apenas será desengatada, aguardando que o veículo abrande ou pare antes de ativar esta função. Esta é uma das razões pelas quais os fabricantes recomendam mudar para marcha-atrás ou condução apenas com o veículo imobilizado.
Nos veículos sem este inibidor, tentar engrenar a marcha-atrás em movimento pode levar ao desligamento imediato do motor e a possíveis danos mecânicos, revela o Leak.
No caso de veículos com caixa de velocidades manual, o cenário é semelhante. As transmissões manuais estão equipadas com bloqueios internos que dificultam o engrenamento da marcha-atrás enquanto o carro se desloca para a frente. No entanto, se o condutor aplicar força excessiva e conseguir engatar a marcha-atrás em andamento, o resultado provável será o bloqueio das rodas motrizes, colocando uma tensão extrema sobre o sincronizador, componente responsável por ajustar a velocidade do veio às engrenagens, permitindo trocas de marcha suaves.
Por esta razão, independentemente do tipo de transmissão, é sempre recomendado mudar para a marcha-atrás ou para a condução apenas com o veículo parado. Em caso de engano, o ideal é desviar-se para a berma, parar completamente e só depois ajustar corretamente a alavanca de velocidades.
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